domingo, 7 de fevereiro de 2016

É CARNAVAL!

(Foto cedida por Luis Lopes - compartilhada do Facebook)

O Carnaval é a festa mais animada dos brasileiros. Antigamente, via-se papangus nas ruas. Eram pessoas mascaradas ou com o rosto pintado de goma. Foliões viveram a fase do lança-perfume e do loló, do confete e da serpentina. Brincavam ao som das marchinhas. Era a forma tradicional de se lembrar da história que envolve os personagens: o pierrô, o arlequim e a colombina. É a festa da irreverência, dos prazeres da "carne"; comemorada em 4 dias.

Atualmente, homens e mulheres, sejam crianças ou adultos, vão às ruas fantasiados de heróis da televisão e dos filmes. Homem se veste de mulher e vice-versa. Pessoas se sujam com lama, mel, goma, usam máscaras e desfilam em blocos, trios, escolas de samba ou  paredões. 

Comerciantes ganham dinheiro com a venda de bebidas, abadás e fantasias.

O carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo é conhecido pela criatividade do enredo e produção do desfile das escolas de samba, onde se vê plumas e paetês. O carnaval da Bahia apresenta o axé, e Pernambuco é o frevo. Por outro lado, algumas cidades antecipam esse evento, como é o caso de Natal/RN, conhecido como Carnatal. Fazem o carnaval fora de época e no calendário oficial do carnaval muitos se deslocam para os interiores para aproveitar a folia.

Quem não participa dessa festa opta por retiro espiritual. 

Infelizmente, há quem pense que para completar a alegria tem que ter bebida, droga, e vai dirigir bêbado ou agir com violência. Pense em você e nos outros que estão nas estradas! Acidentes podem ser evitados.



Nenhum comentário: