domingo, 28 de fevereiro de 2016

SOBRENOME MARRAFA

Origem: italiana

As referências mais antigas têm a ver com uma localidade da Itália chamada Maraffa, que daí podem ter se derivado os sobrenomes Marraffa, Marraffi, Marraffio, Marrafiotte, Marrafiotti. É, portanto, um sobrenome toponímico.

Na década de 80, vi minha avó paterna usar uma marrafa no cabelo, que é uma espécie de broche. Também outras idosas usavam para prender o coque. É uma presilha com formato de pente.

Tomei conhecimento que esse termo entrou para o Dicionário de Língua Portuguesa, porque ficou conhecido após um penteado com o mesmo nome usado por um bailarino italiano que havia se apresentado em Lisboa. É a madeixa encaracolada na testa, uma mecha caída com um voltinha para cima.

Eis a seguir o que encontrei em http://cidmarcus.blogspot.com.br/2012/11/dos-cabelos.html
Acesso em 28/02/2016, às 19h21min: "Os penteados altos, no nordeste brasileiro, conforme revela Câmara Cascudo, em séculos passados, sempre tiveram que se servir de um vasto arsenal de grampos, fitas, pentes e marrafas. É curiosa a origem deste último nome. Em fins do séc. XVIII, apresentou-se em Lisboa um famoso dançarino italiano de nome Marraffi. Seus cabelos eram longos e muito complicados. Logo se cunhou a palavra marrafa tanto para designar cada uma das partes do cabelo separadas por uma risca central ou por madeixas encaracoladas caídas sobre a testa. Para sustentar tudo isso e outras construções capilares inventou-se um pente que passou a ser usado pelas mulheres, que imitavam os penteados do artista italiano. Com o nome de marrafa esse pente veio para o Brasil. Eram feitos de marfim, chifre, casco de tartaruga etc. Era costume então usar grandes marrafas espetadas na parte posterior da cabeça para segurar os altos penteados. " 



Nenhum comentário: