quarta-feira, 23 de agosto de 2017

DICAS DE SAÚDE

“CONHECE-TE A TI MESMO!”. Esta frase é do famoso filósofo Sócrates, mas quem vai falar a vocês agora não é a voz da experiência, e sim, a da curiosidade. Eu sempre quis entender o significado da palavra “enfezado”, e não demorou muito. Veja que se associa tal palavra a uma pessoa mal humorada. Certamente, quem está enfatuado está “cheio”, pois popularmente se chama as vísceras de “fato”.

Estive conversando com uma pessoa, esta se referiu a enfezado e me despertou quando falou que alguém deveria estar cheio de fezes para se encontrar mal-humorado, daí a explicação do termo. O mérito do “enfezado” nesse diálogo foi dela, enquanto o de “enfatuado” foi meu.

É isso mesmo. Seja vigilante com seu corpo. O relógio biológico pode trabalhar certinho. Um conselho: tome bastante água, além de qualquer outro líquido, no intervalo das refeições e reserve um horário para caminhar. A pessoa sedentária sabe o quanto é prejudicial não se exercitar.

Então, não precisa ser médico ou especialista para dizer com propriedade o que estou mencionando, pois eu aprendi com a Revista Superinteressante, não lembro o nº da edição, que “o estômago é o nosso segundo cérebro.” Se estivermos em dia com esse órgão haverá mais saúde.

E com a urina não é diferente, mas com a correria de nossa rotina, acabamos prendendo urina ou fezes, aí surgem os problemas. Repito a célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo!”
Conheça seu corpo. Faça uma reeducação alimentar, acerte seus horários, você melhorará seu humor. E isto serve para tudo na vida. Reflita, pondere, calcule, antes de tomar qualquer decisão, porque a mente tranquila gera mais saúde. Não fique enfezado!

Também não tenha infecção urinária por deixar a urina pra lá. São coisas que temos que expelir. Logo, quanto mais cedo, melhor.

Bom dia! Saúde para você!

Nenhum comentário: