terça-feira, 8 de agosto de 2017

O CÃO E O LOBO

Um cão estava passeando pela floresta quando topou com um lobo magro. Aos poucos os dois fizeram amizade.
_ Puxa, cachorro! Como você está gordo e bem tratado...
_ É que eu tenho um dono. Meu dono me dá três boas refeições por dia, escova me pelo, me dá uma casa de madeira... Em troca disso, pede que eu lhe guarde a casa dos assaltantes e lhe faça um agrado de vez em quando.
_ Só isso? Mas deve ser maravilhoso ter um dono - concluiu o lobo.
O cão então convenceu o lobo a acompanhá-lo, certo de que seu dono gostaria de ter mais um animal de estimação.
Os dois andaram por um certo tempo, até que o lobo percebeu uma coleira no cachorro.
_ O que é isso? _ Perguntou o lobo.
Ah, isto é uma coleira. Às vezes meu dono se irrita e me prende numa corrente. Mas é por pouco tempo, logo eu estou solto de novo.
O lobo parou, pensou um pouco... e voltou atrás. De longe, ainda falou para o cachorro:
_ Não, cachorro. Não sirvo para essa vida. Eu  sei que mais vale a liberdade com fome do que o luxo na prisão.

PORTELA, Fernando et. al. Sete faces da fábula. (Projeto e orientação literária). São Paulo: Moderna, 1992. p.74. (Coleção Veredas). In: 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. Livro didático do 6º ano. 336 p. p. 119.

Nenhum comentário: