domingo, 12 de janeiro de 2014

SABEDORIA DADA POR DEUS

Você pode dar ao seu filho: carinho, amor, atenção, respeito, dinheiro, ajudá-lo a construir um patrimônio, mas a sabedoria é dada por Deus. Sabe por quê? Porque a sabedoria se adquire com o passar dos anos, com as experiências testadas na rotina dos nossos dias. É algo adquirido, é uma conquista. E deve haver esforço da nossa parte, um crescimento a partir dos nossos gestos, do nosso amadurecimento. Você deve conhecer a frase que diz: tem gente que envelhece, mas não amadurece. É o caso de uma pessoa que já viveu muito, no entanto, comporta-se como um adolescente. 
            
E ainda existem os que não crescem. Vejamos um exemplo: o cajueiro pode frutificar, dar frutos grandes e pequenos, mas nem todos os cajus serão doces ou azedos. Assim é numa casa. A bíblia menciona através do apóstolo Paulo que “numa casa há vasos para honra e para desonra”. A sociedade rotula as pessoas como sendo o príncipe, a princesa, a ovelha negra, o sapo... A classificação vai de acordo com os frutos que contribuímos com a sociedade.

Sem sombra de dúvida, Deus é o autor das escolhas corretas. Ele nos dá o livre arbítrio, porém nos socorre quando vê que estamos trilhando um caminho perigoso. Está escrito no livro de Provérbios “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”. É isso mesmo, o homem busca autoajuda, mas eu defendo que a ajuda sábia vem do Alto, de um Ser Supremo que nos conhece profundamente, que conhece as nossas fraquezas, a nossa loucura, a nossa inteligência, o nosso ponto forte e o nosso ponto fraco.

O nosso adversário não nos conhece na mesma intensidade, então, joga seus laços (dardos, setas) como fez com Jesus Cristo na tentação, quando esteve jejuando quarenta dias no deserto. Portanto, devemos ficar de olho nas sutilezas do inimigo.      
                       
O Salmo 90:12 relata o seguinte: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio”. Uma das maneiras de se falar com sabedoria é saber dizer sim ou não na hora certa. E como discernir a hora? Pensar muito antes de falar. Falar o quê? Falar para quem? Quando falar? Também quando se ouve os conselhos de pai e mãe que “andam com Deus”...que oram, que orientam.

Ser sábio é saber discernir o justo e o injusto, o opressor e o oprimido, o bem e o mal, o falso e o verdadeiro, o nosso tempo e o tempo de Deus... 

Quer ser sábio? Guarde os mandamentos de Deus.


                                    

Nenhum comentário: