quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

Como professora, venho falar da minha insatisfação nos últimos anos, de ocupar uma missão tão difícil, espinhosa, a de sofressora, pois quero aqui levantar o seguinte questionamento: que valor nós temos para determinados alunos? Aqueles alunos que quando o professor chega já vão dizendo: _ Professora, não escreva nada, só dê uma aula, termine cedo. E não copiam, tiram foto da lousa. Dos que dizem: _ Em casa em olho na internet. Nem querem saber de livro didático, quanto mais paradidático.

Antigamente, o professor era um profissional valorizado. Somos formadores de opinião, multiplicadores do conhecimento, mas sinto que o professor de disciplinas específicas está se tornando raro. Os professores optam por ser pedagogos, psicopedagogos e não querem mais estar em contato direto com uma turma cheia, e assim, uns se sacrificam no lugar de outros. Se sobrecarregam, e o lucro de tudo isso é fenda nas cordas vocais, estresse, bate-boca com aluno que gosta de falar palavrão. 

Nós queremos além de melhor salário, o respeito. O verdadeiro troféu para mim é quando vejo os alunos bem-sucedidos na vida tanto no lado profissional quanto pessoal. 

Amo minha profissão, mas vejo colegas professores dizendo que pretendem mudar para o serviço burocrático. É lamentável que os professores desistam da caminhada! É lamentável que a Educação perca alguns!

O tempo passa, nós professores levaremos na memória muitas histórias, enquanto alguns alunos esquecerão até o nosso nome. Nós teremos sempre o que lembrar deles, pois não temos como esquecer cada um, o apelido, a voz, o abraço, a reclamação, o sorriso. Serão verdejantes por muitos anos, e nós, talvez já tenhamos partido, enrugado nossa face. Seremos invisíveis.

Neste dia especial para nós educadores, venho entregar minhas salas de aula, meus colegas de trabalho e alunos a Deus. E vamos caminhando! Precisamos de tranquilidade, de controle emocional, de domínio próprio, à medida que aprendemos com os ensinamentos do grande mestre Jesus Cristo. 

Um beijo no coração de quem é realmente PROFESSOR! Parabéns!

Nenhum comentário: