quinta-feira, 16 de outubro de 2014

SOBRENOMES ATANÁSIO, ATANAZIO, ATHANAZIO, ATHANAZIOS

O sobrenome Athanazio vem do grego; significa imortal. (Fonte: LOPES, Evandro de Souza Lopes. Os nomes bíblicos e seus significados. 17. ed. São Paulo: CPAD, 2010. p. 150)

Do radical desta palavra origina-se o termo eutanásia, que quer dizer morte lenta, tranquila, sem sofrimento. (Samara Gadelha de Miranda) 

Conheci uma família no Rio Grande do Norte, mais especificamente em João Câmara, com esse sobrenome. (Idem)

22 comentários:

Weverton Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Weverton Teixeira disse...

Meu avô materno aparentemente tinha esse sobrenome.
O nome dele completo era Cláudio Atanazio dos Santos, nascido aparentemente em União dos Palmares, Alagoas. Veio pro interior do estado de São Paulo provavelmente nos anos 70.
Minha mãe também diz que ele já tinha tido outra esposa antes da minha avó, e que ele também teve filhos (que a gente não conhece) com essa esposa anterior à minha avó.

Eu pensava, e ainda tenho minhas dúvidas, se o Atanazio era só parte de um nome composto...mas minha mãe diz que é um sobrenome.
Inclusive o sobrenome de alguns irmãos dela é "Atanazio dos Santos/Santos", então é possível que seja um sobrenome mesmo, provavelmente da minha bisavó materna, mãe do meu avô.

Nunca conheci meu avô, ele morreu quando minha mãe tinha 9 anos.
E a única "foto" dele é um daqueles retratos antigos de casais que mais parece uma pintura/desenho sabe?

Procurei por algum registro dele na internet, mas não achei nada.
Consegui achar algumas coisas de um lado da família do meu pai, que imigrou de Portugual, mas especificamente do distrito de Vila Real, para o Brasil em 1925.

Mas quem era meu avô materno é até hoje um grande mistério para mim.
Até porque a gente não conhece literalmente NINGUÉM da família dele, outros filhos, irmãos, etc.

Wanielle Atanásio disse...

Olá Weverton! Eu estava procurando sobre meu sobrenome,e achei seu comentário, apesar do meu ser escrito como ATANÁSIO,eu achei seu relato interessante,sou de Alagoas,e esse meu sobrenome veio do meu avô materno Lourival Atanásio, minha família não sabe muito sobre ele, família nem nada, mas disseram que ele não era de Alagoas, só não sei confirmar de onde era,mas ele veio pra Alagoas e conheceu minha avó, a boatos que ele teve vários filhos por onde passava,pois ele viajava muito, ele morreu quando eu era pequena. E o fato que me chamou atenção no seu relato, é de que uma parte da sua família veio de Alagoas, isso é muito interessante! Só não deduzo que tu és meu parente,porque a escrita dos nossos sobrenomes estão diferentes

descobrindo o caminho da arte disse...

Olá pessoal,meu nome é Adriana, moro em Maceió, mas sou de Garanhuns.. em fevereiro comecei a construir minha árvore genealógica e tenho pesquisado sobre a origem do sobrenome ATANÁSIO, quanto a origem ainda não descobri, mas posso compartilhar um pouco sobre minha família. Meu avô paterno se chamava CICERO ATANÁSIO DE MORAES, morava em uma vila que pertence a cidade de Correntes em Pernambuco , chamada Pau Amarelo, ainda tenho família por lá, irmãos da minha mãe, porém o que descobri é que em um local próximo a Garanhuns , também em Pernambuco, tem um reduto de "ATANASIOS" , chama-se SANTA RITA, meu avô veio de lá, inclusive descobri sobre as grafias deste nome : ATANÁSIO, ATANÁZIO E ATHANASIO... espero que ajude vocês nestas buscas..grande abraço e fiquem com DEUS

descobrindo o caminho da arte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
descobrindo o caminho da arte disse...

oi pessoal, aqui é Adriana, Ainda sobre a família Atanásio, deixo meu email nesta nova postagem para socializarmos nossas descobertas...lacosturices@gmail.com

Clara Athanasio disse...

Meu nome é clara Athanasio da costa.. neta de Nelson athanasio.. é mto curioso . Q quase não conheço ninguém com meu sobrenome.. uns dizem ser grego..outros italianos..

Anônimo disse...

Ola Pessoal, meu avo e bisavo paterno tambem tinham sobrenome Atanasio e meu avo morava em Minas Gerais num lugar chamado Vargem Grande, distrito de Senhora dos Remedios e meu bisavo morava em Itaverava/MG. Meu avo se chamava Olimpio Atanasio Gomes e meu bisavo Antonio Atanasio Gomes. Estou a procura dos documentos do meu bisavo para saber a origem deles. Se alguem quiser trocar informacao, meu email eh oliveira_cida@yahoo.com.br

Weverton Teixeira disse...

Oi, Wanielle!
Então, recentemente descobri o nome do pai do meu vô (meu bisavô) era Manoel Atanázio dos Santos, pela declaração de óbito dele.
O nome da mãe/minha bisavó não consta.

Unknown disse...

Olá minha avó materna se chamava Sebastião Atanasio da Silva da cidade de Afogado do ingazeiro Pernambuco

Unknown disse...

Olá, meu Nome é Deyse Wilma dos Santos. A minha família paterna tem Santos, e minha avó paterna tem familiares com sobrenomes Atanásio. Pouco sei sobre eles, mas minha mãe me contou o pouco que sabe. Eles eram da região de Campo Grande, aqui no Rio Grande do Norte. Mas não encontrei registros concretos quanto a isso.

Anônimo disse...

Olá pessoal meu nome é Márcio José Atanazio, também estou procurando de qual nacionalidade tenho.

Daniel Tanazio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Tanazio disse...

MEU NOME É: Daniel Atanázio dos Santos

Anônimo disse...

Olá , meu avô veio de Rio Branco MG é Sebastião Atanásio de Carvalho

Anônimo disse...

Olá! Na minha família temos vários,atanazio, Atanasio e Athanasio erros de cartório.
Mais sei q meu avô veio do sul do Rio Grande do Sul, e moro aqi em Santa Catarina, divisa com Rio Grande do.
Tenho sobrinhos em Rondônia, então somos uma família enorme com vários nomes. Pelo q já li somos da Grécia. Mais tudo pode acontecer.

Anônimo disse...

Bom vc esta certa, viemos da Grecia, o forma certa de escrever é Athanazio. A vinda da familia Athanazio começou com 3 irmãos q desembarcaram de navio na Bahia e depois eles mudaram de estados, um deles permaneceu na Bahia, outro foi para ES e o outro para o RS. Não sei te dizer a data exata, sou bisneta do que foi oara o ES. As variascoes de Athanazio com o tempo foi erro de cartorio ou pessoas q na epoca gostavam do sobrenome e colocavan em teus filhos pois antigamente era bem comum fazer isso.

Anônimo disse...

Bom vc esta certa, viemos da Grecia, o forma certa de escrever é Athanazio. O Meu tataravô antes de vir pro Brasil ele foi morar em Harã para trabalhar no porto, na epoca teve um terremoto q fez ele vir prar o Brasil em 1914 que desembarcaram de navio na Bahia, meu tatara veio com 3 filhos que edepois eles mudaram de estados, um deles permaneceu na Bahia, outro foi para ES e o outro para o RS. Não sei dizer a data exata disso. sou bisneta do que foi para o ES, Senhor Constantino Basil Athanazio. As variascoes de Athanazio com o tempo foi erro de cartorio ou pessoas q na epoca gostavam do sobrenome e colocava em teus filhos pois antigamente era bem comum fazer isso.

Anônimo disse...

Meu avô José Atanazio Veras Tabira Pernambuco

Anônimo disse...

O meu sobrenome é Athanazio sou do Rio ,os meus parentes do Espírito Santo são Atanásio e somos parentes isso foi erro de cartório o meu Bisavô que era Athanazio veio da Bahia para o Espírito Santo e ninguém sabe sobre à família dele da Bahia . Meu avô saiu do Espírito Santo e veio morar no Rio .

Anônimo disse...

Minha família do meu pai tbm é dos Atanásio e tbm morais

Anônimo disse...

Eu gostaria de acha a família da parte do pai de minha mãe. Conta minha vó que ele era do Pernambuco trabalhava em ferrovia de trem e que se chamava. Vava ele conheceu minha vó em senhor do Bonfim depois que minha mãe nasceu acabaram o relacionamento e ele sumiu