quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SOBRENOME VIEIRA


São muitas as explicações para o significado da palavra Vieira. Uma delas é que há um tipo de ostra em forma de leque com bordas onduladas. Ela produz pérolas como reação a um invasor (areia ou microorganismo) que nela se aloja. É um fenômeno tão perfeito que não necessita haver polimento, pois o brilho é natural.


Para melhor esclarecimento, a ostra é classificada como molusco comestível. É um tipo de marisco chamado concha. As pérolas que se formam em sua estrutura são usadas na produção de jóias.

Outra explicação é que em latim, Vieira é "venaria", daí quando nos referimos à construção de cimento, dizemos que é de alvenaria. Uma área acimentada é chamada de vieira, como por exemplo, a laje de uma casa. 

E mais, o terreno que fica na lateral da casa com o objetivo de espalhar os cereais para secarem, e o acabamento de algumas casas brasileiras feito com o mesmo detalhe da borda ondulada, são conhecidos como eira. Então, comparando a consistência desse tipo de concha que é duríssima como de um cimento, entendemos a relação da palavra vieira, eira e concha. 

Vieira é conhecido ainda como Sobrenome de origem portuguesa. Na história do Brasil no período colonial destacou-se uma pessoa ilustre: o Padre Antônio Vieira. Poeta português, representante do Barroco, orador famoso por seus Sermões, foi missionário no Brasil (fazia parte da Companhia de Jesus). 

Tenho amigos que pertencem à família Vieira aqui em Guamaré; é uma das famílias tradicionais. E desse modo, vamos conhecendo mais sobre as nossas raízes.

4 comentários:

Anônimo disse...

EU PERTENÇO A ESSA FAMILIA. QUANDO VI ESSA INFORMAÇÃO, FIQUEI CURIOSO. NUNCA TINHA PENSADO EM SABER A ORIGEM DO EMU SOBRENOME. NAO SABIA QUE MEU SOBRENOME TINHA UM SIGNIFICADO NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO. PODE-SE DIZER DE PASSAGEM, QUE TAMBÉM PODE SER: FORTE OU RESISTENTE COMO PEDRA. ABRAÇOS!

MARCIANO VIEIRA DE MELO

Anônimo disse...

Sou uma integrante da familia Vieira e me orgulho muito disso...
Parte dela se encontra no Nordeste do país(meus bisavós,tios,primos) e a outra parte migrou-se para o Sudeste

Sei que ninguém gosta de propagandas mas se tiverem de passagem por Poções-Bahia,se hospedem na pousada do meu avô; POUSADA DO DIVINO



Um grande beijo

NUBIA disse...

Sou Nubia Vieira Mota tenho muita vontade descobrir meus descendentes e muito interessante!!!

Hellem Toledo Barcelos disse...

Gostaria de saber um pouco mais sobre a origem do nome dos brasileiros do rio de Janeiro, e se são descendentes de portugueses que vieram para cá no século dezenove!!!