sábado, 3 de janeiro de 2015

COMPROMISSO E PRAZO


Estamos no segundo dia do ano de 2015. Ainda é cedo para sabermos se o ano será maravilhoso. Como sempre, no primeiro mês ainda nos surpreendemos escrevendo a data com o ano anterior. Até nos acostumarmos é assim mesmo. 

Renovam-se as esperanças para algumas pessoas, outras se mostram indiferentes. E assim vai e vem o sol, iniciando e encerrando mais um dia, enquanto "a maioria da plateia dorme", trabalha ou corre de um lado para o outro e deixa de sentir a essência do outro e da natureza que lhe cerca.

Daqui para a frente, quero fazer menos compras, ouvir mais hinos, andar de pés descalços sentindo a água do mar, viajar, conhecer mais pessoas, olhar mais para a lua (e não apenas nas noites de lua cheia). Tomar banho de chuva. Quero usufruir desse luxo. Ir a aniversários e casamentos. Quero fazer minhas refeições sentindo bem o sabor. Cheirar muitas flores, observar cada detalhe delas e sorrir para a vida. Não ter hora para acordar.

Eu escolhi levar uma vida mais simples, e dá para ser, sabe por quê? As pessoas consumistas só falam em moda, concorrência, trabalho e dinheiro. É uma loucura. Na verdade, convivemos com o lado bom, e ainda temos tudo a nosso favor, mas a correria rouba esse sossego gostoso, enchendo-nos de compromisso. São os inúmeros compromissos e prazos que me desgastam. Quem gosta dessas palavras? Eu não gosto. Eu gosto de executar, realizar, mas na hora que dá vontade, pois nada forçado presta. 

Quero trabalhar e relaxar dentro do meu limite, obedecendo ao meu ritmo. Portanto, não me deem compromisso e prazo, peçam apenas que eu faça, e isso já é o suficiente para eu dar conta. 

Como diz o trecho de uma música bem antiga: "Este ano quero paz no meu coração. Quem quiser ter um amigo, que me dê a mão". Lembro que quem for meu amigo não mencione tais palavras perto de mim. Acredito que tudo se torna mais produtivo quando parte de um trabalho voluntário.

É para fazer; tem que ser agora, vamos! Adeus, compromisso, estou sem prazo para voltar.


Nenhum comentário: