domingo, 22 de março de 2015

SOBRENOME GUIMARÃES

GUIMARÃES - Cidade portuguesa antiga, que se tornou patrimônio histórico devido a sua origem estar ligada à fundação de Portugal, quando em 1128 houve a Batalha de São Mamede, próximo de Guimarães, e Guimarães era considerada a capital do Condado Portucalense. 

Em 1127, Guimarães já havia sofrido um cerco, e era governado por D. Afonso VII (filho de D. Urraca).

A Batalha de São Mamede foi o momento em que o infante D. Afonso Henriques (filho de D. Henrique de Borgonha com D. Teresa)  assumiu o condado, tomando o lugar de sua mãe D. Teresa. A partir daí, D. Afonso Henriques ficou sendo considerado o fundador de Portugal. No caso, D. Urraca e D. Teresa sendo irmãs, D. Afonso VII e D. Afonso Henriques eram netos de D. Afonso VI e tinham interesse em aumentar seus domínios.

(Fonte: BARROS, Tomás de. Sumário de História de Portugal. 24ª ed. Porto: Editora Educação Nacional, 1948. 206p. p.10 a 17)

O comentário que faço em relação ao sobrenome Guimarães, é que Gui e Marães são termos franceses, e que os nobres que casaram com D. Urraca e D. Teresa descendiam da França, então pode ser esta a explicação para o nome Guimarães ter sido o nome de uma cidade portuguesa.

Nenhum comentário: