domingo, 13 de novembro de 2016

ZIKA: UM ANO DE PESQUISA

O que há de novidade na Ciência? Quais avanços foram obtidos no período de um ano de pesquisa?

Por que no caso de gêmeos um pode apresentar microcefalia e o outro não? Pode ser o caso de bivitelinos. Porque o vírus pode ter atingido só uma placenta.

Não se sabe com exatidão por quanto tempo a Zika permanece em nosso corpo. Há muitas suposições numa tentativa de explicar.

Quais as sequelas? Comprometimento da parte motora em consequência da parte neurológica. 

A microcefalia é a cabeça de tamanho anormal (pequena) geralmente associado à deficiência mental. Ou seja, é uma má formação congênita em que o tamanho da cabeça e cérebro é menor, comparado ao normal para a idade, acarretando a dificuldade da criança se sentar, andar, equilibrar o corpo.

Ainda há muito mistério envolvendo as doenças Zika, Dengue e Chikungunya, mas sabemos que elas têm algo em comum: o mosquito pequeno que faz um estrago grande. 

O que se espera dos cientistas? Vacina. E como a população deve se proteger? combatendo o mosquito com repelente, inseticida, e muito zelo no ambiente, principalmente, não deixando água parada a céu aberto. 

Já perdemos muitas vidas por causa do mosquito, que ao longo dos séculos foi ganhando resistência e apresentando variantes da doença, porém, continua preocupando os virologistas o grau de incidência que houve entre as grávidas.

Seja mais um combatente; faça a sua parte nessa batalha!





Nenhum comentário: