sexta-feira, 2 de agosto de 2013

É HORA DE RECICLAR



Viajo sempre por alguns interiores do nosso estado (RN), e por isso fico à vontade para falar da realidade que conheço, que não difere muito de outras cidades. Vejo sacolas plásticas à beira da estrada, peça de roupa, fralda descartável; se é numa praia: canudo, latinha, coco verde, copo descartável, tudo jogado nos rios e mares. Que falta de consciência do ser humano!

Vamos pensar mais na saúde do planeta e na nossa. Cada objeto possui seu tempo de vida. Até se decompor há um longo caminho a ser precorrido, e vai deixando algum comprometimento para o solo e o ar. E como fica o lençol freático? Já numa feira ou mercado algumas pessoas escorregam em casca de fruta. Todos esses espaços podem e devem ser ocupados, porém, com organização. É aí que eu digo que a educação e a saúde caminham juntas.

O tempo de decomposição depende dos produtos e do meio ambiente em que se encontram, vejamos:
Guardanapo de papel: 3 meses
Garrafas plásticas - 500 anos
Lata de alumínio - de 100 a 500 anos
Pilhas e baterias - 100 a 500 anos
Tecido de algodão - 6 meses a 1 ano
Madeira pintada, envernizada - 12 anos
Isopor - indeterminado
Filtro de cigarros - 5 anos
Sacos e sacolas - mais de 100 anos
Papel e papelão - de 3 a 6 meses
Casca de frutas - 3 meses
Chiclete -  5 anos
Vidro - indeterminado
Borracha - indeterminado
Palito de fósforo - 2 anos

Aqui fica meu apelo: vamos reutilizar as caixas de sapato como porta-treco; as caixas de doce e sorvete; embalagens de cosméticos e de amaciantes de roupa, e assim, poderemos diminuir o amontoado dos lixões. Também podem ser usados CDs em material decorativo. Vamos fazer a coleta seletiva do lixo com responsabilidade, usar a criatividade e ganhar qualidade de vida.

Nenhum comentário: