quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SOBRENOME CÂMARA

Existe há 5 séculos. Teve origem na África, onde é a Ilha da Madeira. O nome foi atribuído a uma caverna, por ser um local fechado, que um marujo português esteve lá lutando contra os mouros e comunicou ao rei de Portugal. No retorno, ele recebeu título de nobreza e o nome CÂMARA foi acrescentado ao seu sobrenome. 
A resposta mais completa encontrei no Google com a seguinte referência: SOBRENOME CÂMARA - CINCO SÉCULOS DE IDADE - LEGADO DE UM MARUJO. É a história de João Gonçalves Zarco, navegador português. O sobrenome Zarco aparece outras vezes como Zargo. Foi substituído por Câmara de Lobos, depois seus descendentes retiraram o Lobo e procuraram manter o sobrenome Câmara, que aparece em muitas famílias como Camara, Camaras, Câmaras
A partir daí adotou-se o termo para designar câmara de gás, câmara fria, Câmara de Vereadores, Câmara de Deputados (Uma Assembleia). Na igreja Adventista do 7º Dia, costumamos chamar a sala de oração também de câmara.
Outros sobrenomes que possuem o mesmo radical são: Camarano, Camarena, Camarotti. Já o nome câmera significa local de guardar imagens. E ainda existem os sobrenomes Camera, Camerino e Cameron.

Confira a pág 46. do meu  livro Índice Onomástico - O que há por trás dos sobrenomes? 

3 comentários:

História em Foco disse...

Professora! gostei da postagem,so conhecia uma versão do sobrenome Câmara de origem da ilha da madeira.Parabéns seu blog presta uma grande contribuição para a cultura do Brasil. Um Abs Elisonaldo Câmara.

Anônimo disse...

sou uma camara e ja tinha escutado alguem falar disso para mim mas nunca tao bem explicado,,parabens pelo blog


José M. Raposo disse...

Eu aprendi que o nome Câmara, usado como apelido nas pessoas, teve a sua origem quando bebés eram abandonados às portas da Câmara municipal. Como não sabiam quem eram os pais, era-lhes posto o último nome de Câmara. Verdade? Não sei, mas foi o que me disseram