quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SOBRENOME CÂMARA

Existe há 5 séculos. Há registro de que o sobrenome Câmara tem ligação com a Ilha da Madeira, que faz parte do arquipélago português. Foi o nome foi atribuído a uma caverna, por ser um local fechado, que um marujo português esteve lá lutando contra os mouros e comunicou ao rei de Portugal. No retorno, ele recebeu título de nobreza e o nome CÂMARA foi acrescentado ao seu sobrenome. 
A resposta mais completa encontrei no Google com a seguinte referência: SOBRENOME CÂMARA - CINCO SÉCULOS DE IDADE - LEGADO DE UM MARUJO. É a história de João Gonçalves Zarco, navegador português. O sobrenome Zarco aparece outras vezes como Zargo. Foi substituído por Câmara de Lobos, depois seus descendentes retiraram o Lobo e procuraram manter o sobrenome Câmara, que aparece em muitas famílias como Camara, Camaras, Câmaras
A partir daí adotou-se o termo para designar câmara de gás, câmara fria, Câmara de Vereadores, Câmara de Deputados (Uma Assembleia). Na igreja Adventista do 7º Dia, costumamos chamar a sala de oração também de câmara.
Outros sobrenomes que possuem o mesmo radical são: Camarano, Camarena, Camarotti. Já o nome câmera significa local de guardar imagens. E ainda existem os sobrenomes Camera, Camerino e Cameron.

Confira a pág 46. do meu  livro Índice Onomástico - O que há por trás dos sobrenomes? 

17 comentários:

História em Foco disse...

Professora! gostei da postagem,so conhecia uma versão do sobrenome Câmara de origem da ilha da madeira.Parabéns seu blog presta uma grande contribuição para a cultura do Brasil. Um Abs Elisonaldo Câmara.

Anônimo disse...

sou uma camara e ja tinha escutado alguem falar disso para mim mas nunca tao bem explicado,,parabens pelo blog


José M. Raposo disse...

Eu aprendi que o nome Câmara, usado como apelido nas pessoas, teve a sua origem quando bebés eram abandonados às portas da Câmara municipal. Como não sabiam quem eram os pais, era-lhes posto o último nome de Câmara. Verdade? Não sei, mas foi o que me disseram

Italo Infantini disse...

José M. Raposo,

Se for esse o significado, vão ser dois sobrenomes em que o sentido traduz crianças abandonadas. Meu sobrenome Infantini vem do meu bisavô Giuseppe Infantino, e, que pelo que pesquisei, INFANTINO significa criança abandonada..
Minha hexavó se chama Teresa Da Camara. Mais uma criança abandonada? (riso)

A TOCA DAS PALAVRAS disse...

Eu já ouvi falar nessa possibilidade também, mas já pensou se toda pessoa que se chama Aparecida/Aparecido tiver esse nome porque foi encontrado abandonado!? É muito relativo.
Eu gosto dessa interação de vocês. Continuem argumentando!

Unknown disse...

Que legal . Assino Câmara essa assinatura pertence a minha bisavó materna Clinea Cardeal Câmara,sendo os pais portugueses. 😍

Unknown disse...

Gostei da história ,como tem camara no Brasil

Anônimo disse...

Samara Gadelha de Miranda disse...

Eu peço desculpas por ter removido um comentário; foi sem querer. É o que fala que a Ilha da Madeira pertence a Portugal. Farei a correção no texto. Obrigada!

Unknown disse...

Olá, sou Dilson da Câmara Guimarães, soube que vieram para o Brasil 3 irmãos CÂMARAS, vindo da Ilha da Madeira, estou atrás de um deles, digo,,,estou pesquisando quem foi Manuel Militão da Câmara Pinto? Caso alguém saiba, me procure no watzap (99) 984454727.ok

Unknown disse...

O sobrenome câmara vem de um navegador que descobriu a olha da madeira, onde havia muitas cavernas, que eram chamadas de câmara de lobos, o infante D. Henrique agregou como sobrenome câmara de Lobos, com o tempo foi retirado o de Lobos e ficou somente câmara. Sou descendente, minha avó era Câmara.

Dolores Câmara disse...

Também sou Câmara. Tudo que sei é que meus descendentes vieram da Ilha da Madeira.
Meu Instagram dolorescamara1111.

Will CÂMARA disse...

Sou câmara também, o sobre nome veio do meu Avô 1916, que saiu de Vacaria Rio grande do Sul e veio pra mato grosso

Zeca câmara disse...

Sou câmara . Meu pai e minha mãe São câmara sem saber o grau de parentesco.

Unknown disse...

Sou Câmara Filho de marizete Souza Câmara minha mãe, minha avó: eneida Souza Câmara, bisavó: Cassionilia Maria Câmara, trisavó:alexandrina Maria Câmara. Sou da Bahia 73 988524383

Unknown disse...

Sou câmara tbm... Sou do espírito santo. André câmara de Jesus Souza. Muito legal saber que tenho parentes pelo Brasil todo kkkk

Anônimo disse...

Sou bisneta de Balbino da Câmara.
Meu bisavô que veio de Portugal ainda trouxe o Da Câmara no nome.meu avô perdeu o Da e passou a assinar só o Câmara.e assim sucessivamente