sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SOBRENOME ALBUQUERQUE

Existem várias versões quanto à origem dos sobrenomes. 
Para os árabes, Albuquerque significa domador de cavalo branco. E o prefixo Al é comum nos nomes Almeida e Alcântara, que são sobrenomes portugueses que receberam influência árabe.
Já Albuquerque em latim significa Carvalho branco, que cientificamente é escrito na seguinte forma Albus Quercus. Os judeus que habitavam em Portugal e na Espanha usaram sobrenomes de plantas para disfarçarem seus sobrenomes a fim de se livrarem de perseguição religiosa, por isso há esta versão.
Encontrei que "eques, equitis" em latim também significa cavaleiro.
No Brasil, principalmente em  Pernambuco, a família Albuquerque é enorme, e também houve a união com vários membros da família Cavalcante. 
Albuquerque descende de nobres portugueses e espanhóis. Esta família está em Pernambuco desde o século XVI. Basta conhecer a história do Estado de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Eram capitanias que viviam sob a  mesma jurisdição.
Também no Novo México existe a cidade Albuquerque, nome dados pelos espanhóis.


28 comentários:

Unknown disse...

A INFORMAÇÃO ME AJUDOU BASTANTE. VALEU PELA FORMA DE APRESENTAR A RESPOSTA.

DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. GOSTO DE VOCE!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexsandro Albuquerque disse...

Há indícios de que Albuquerque tenha outras origens anteriores a estas citações.

Unknown disse...

Interessante

Unknown disse...

Sou Roberto Neto da Maria Albuquerque gostaria de saber de onde e a família minha avo veio da Itália e ficou muitos anos em Natal Rio Grande do Norte...

Unknown disse...

Não sabia da origem de meu sobrenome....

Anônimo disse...

Adorei saber!
Meu mome é Iasmim Cavalcanti de Albuquerque, como citaram rs

Unknown disse...

Minha família são do estado do Ceará e Rio Grande do Norte uma família grande,
mais não sei a origem

Unknown disse...

Minha família são do estado do Ceará e Rio Grande do Norte uma família grande,
mais não sei a origem

Unknown disse...

Só dos Albuquerque de iati-penarbuco

Unknown disse...

Só dos Albuquerque de iati-penarbuco

ISABELLE ALBUQUERQUE disse...

Sou Isabelle Albuquerque o nome do meu pai é Ary Rosendo Carneiro de Albuquerque de Pernambuco

Manoelvanio disse...

Olá pessoal, sou Manoelvanio Albuquerque Segundo. hoje moro em Goiânia, Goiás, mas sou da cidade de Correntina estado da Bahia.
Queridos, estou muito, mas muito mesmo! com urgência precisando saber a origem e se possível minha descendência, só sei que possivelmente serei de origem portuguesa mas não tenho certeza...
Agradeço imensamente a quem puder me ajudar

OAOJVICTOR disse...

Adoro meu Sobrenome Hahahahah

OAOJVICTOR disse...

Adoro meu Sobrenome Hahahahah

Resgatando e Valorizando o Passado Negro de Juiz de Fora e Região disse...

Contudo, a origem é Italiana. Com a expansão do Império Romano que os Albuquerque forma para a Hespania, e se dividiram em Albuquerque e De Albuquerque. Depois foram para a Portugal. Depois para América.

Unknown disse...

Engraçado... todos nós somos familiares, tipo somos primos de muitissimo avos, ou sei lá um escancha tio primo neto avô de longe kkk sei la é tao louco isso.. eu gostaria de ter um dia ver a minha arvore geneologica.. acho que isso é dificil de encontrar no google.. mas um dia sei conseguirei reallizar esse sonho louco... kkk Prazer meus parentes sou Erik Albuqerque de PB kkk

Unknown disse...

Ola meu no é ELIAS EMILIANO DE ALBUQUERQUE, sou natural de pernambuco mas moro em Sao paulo,herdei esse sobrenome do meu pai.Fiquei muito curioso em saber a origem do meu sobre nome, porque agora em abril no mês de abril 2017 minha esposa foi para Israel, e quando ela estava retornando para o brasil teve um complicação no aeroporto de Israel eles queriam saber porque ela tinha o sobrenome de Albuquerque e o significado e origem, eles não explicaram o porque mas foi uma complicado.

Manoelvanio disse...

Ô Elias, esse sobrenome, que por sinal é também o meu... "Albuquerque Segundo" sou do estado da Bahia, e hoje moro em Goiás, é de origem Espano-Portuguesa com raízes árabe. A raiz original mesmo é de muito antigo, data da alta idade media onde se constituiu a palavra com a junção de duas outras. Quais sejam: Albus + Qerkus, se não me engano, que significa "CARVALHO BRANCO". Esse é o motivo do questionamento dos Israelenses, pois eles têm que esse sobrenome ou ate mesmo nome seja de origem inimiga. Tenho uma prima policial federal em Brasilia que me relatou o mesmo problema acontecido com sua esposa, só que o de minha prima foi na GRÉCIA, ela teve que provar que era brasileira que estava ali apenas como turista.

Unknown disse...

Ola primos, sou Daniel Albuquerque meu avo é Albuquerque de Pernambuco que quando dividido virou Alagoas tambem hoje tenho primos em quase todos os Estados do Nordeste atualmente moro em São Paulo, também ainda gostaria de traçar a minha arvore mais é meio complexo.

Joao Paulo disse...

Opa ! Sou João Paulo Albuquerque e sou da Paraíba e gostaria de saber mais sobre os antepassados dessa fa milia.

Unknown disse...

Olá, sou Diego Albuquerque e sou de Brasília. Meu avô paterno se chamava José Valter de Albuquerque ele era cearense, deixou vários irmãos e parentes por lá.
Um grande abraço para a família Albuquerque!!!

Manoelvanio disse...

Olá Diogo, tenho alguns parentes por parte do meu finado pai que moram em Brasilia, são policiais federais, promotores e policiais militares, moram em Expansão do setor "O".

André Cavalcanti Albuquerque disse...

da onde tirou isso?? Albuquerque era uma vila em Portugal. os Menezes foram os primeiros a usarem esse sobrenome em portugal

Devaneios disse...

A história da península ibérica é riquíssima,sobretudo a invasão moura ocorrida em 711 EC

Antonio de Albuquerque. disse...

Em Árabe significa domador de cavalos brancos.

ISABELLE ALBUQUERQUE disse...

Jerônimo de Albuquerque

Maria do Carmo Andrade

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

pesquisaescolar@fundaj.gov.br



Jerônimo de Albuquerque nasceu em Portugal, no início do século XVI, filho de Lopo de Albuquerque e de Joana de Bulhões.

Viajou para Pernambuco junto com o primeiro donatário da capitania,Duarte Coelho e sua mulher Brites de Albuquerque, de quem era irmão.

Logo ao chegar, numa das lutas que teve que enfrentar contra os índios, levou um flechada e perdeu um olho, ficando desde então conhecido pelo apelido de o Torto. Ferido, prisioneiro e condenado à morte, foi salvo pela intervenção de Tindarena ou Tabira, a filha do cacique Uirá Ubi (Arco Verde), chefe dos índios Tabajaras, que se apaixonou por ele e o queria como marido. Cedendo ao pedido da filha, o cacique além de conceder a liberdade a Jerônimo de Albuquerque, ainda selou a paz e se aliou aos portugueses.

Batizada, posteriormente, Tindarena ou Tabira recebeu o nome de Maria do Espírito Santo Arco Verde, em homenagem à festa de Pentecostes que se celebrava no dia do batismo.

Da união de Jerônimo e Maria do Espírito Santo nasceram oito filhos: Jerônimo de Albuquerque, que seria conhecido como o heróico restaurador do Maranhão e um dos fundadores da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, Manuel, André, Catarina, que se casou com o fidalgo italiano Felipe Cavalcanti, Isabel, Joana, Antônio e Brites.

ISABELLE ALBUQUERQUE disse...

Jerônimo de Albuquerque teve ainda mais cinco filhos de outras mulheres brancas e índias, todos por ele reconhecidos.

Em 1562, casou com Felipa de Mello, filha de Dom Cristóvão de Mello, em obediência à rainha de Portugal, D. Catarina, que na sua carta de intimaçãorecomendou a união legítima, para evitar que continuasse o sobrinho de Afonso de Albuquerque, o descendente de reis, a seguir a lei de Moisés, mantendo trezentas concubinas. Do casamento nasceram onze filhos: João, Afonso, Cristóvão, Duarte, Jerônimo, Cosme, Felipe, Isabel, Maria e mais dois que morreram logo após o nascimento.

Assim, Jerônimo de Albuquerque teve 24 filhos, entre legítimos e legitimados, o que lhe valeu o apelido entre os historiadores brasileiros de Adão Pernambucano.

Em terras de sua propriedade fundou o engenho Nossa Senhora da Ajuda, depois denominado de Forno da Cal, o primeiro engenho de açúcar de Pernambuco, localizado nas proximidades de Olinda.

Sendo um homem valente e inteligente, deu uma grande contribuição à administração da capitania do seu cunhado Duarte Coelho. Auxiliou sua irmã Brites de Albuquerque a governar Pernambuco nos anos de 1540, 1550 e 1553, durante as viagens do donatário a Portugal.

Com a morte de Duarte Coelho, em 1554, Jerônimo continuou prestando relevantes serviços a Pernambuco, ajudando sua irmã a administrar a capitania até a maioridade dos herdeiros, Duarte e Jorge de Albuquerque Coelho, segundo e terceiro donatários, que a assumiram, em 1561 e 1573, respectivamente.

Em 1576, com o retorno desse último a Portugal, Pernambuco voltou a ficar sob a direção de Jerônimo de Albuquerque e da irmã Brites de Albuquerque.

Ele viveu e dedicou-se à capitania de Pernambuco durante 58 anos.

Segundo o historiador Borges da Fonseca, que se baseou no seu testamento, Jerônimo de Albuquerque, o Torto, morreu no mês de dezembro de 1584, sendo sepultado na capela do seu engenho Nossa Senhora da Ajuda.



Recife, 4 de outubro de 2005.

(Atualizado em 11 de setembro de 2009).





FONTES CONSULTADAS:



COSTA, Francisco Augusto Pereira da. Capitães-móres governadores loco-tenentes dos donatários de Pernambuco. Revista do Instituto Archeológico e Geographico Pernambucano, Recife, n. 50, p. 61-63, 1897.



SILVA, Jorge Fernandes da. Vidas que não morrem. Recife: Secretaria de Educação de Pernambuco, Departamento de Cultura, 1982.