sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SOBRENOME ALBUQUERQUE

Existem várias versões quanto à origem dos sobrenomes. 
Para os árabes, Albuquerque significa domador de cavalo branco. E o prefixo Al é comum nos nomes Almeida e Alcântara, que são sobrenomes portugueses que receberam influência árabe.
Já Albuquerque em latim significa Carvalho branco, que cientificamente é escrito na seguinte forma Albus Quercus. Os judeus que habitavam em Portugal e na Espanha usaram sobrenomes de plantas para disfarçarem seus sobrenomes a fim de se livrarem de perseguição religiosa, por isso há esta versão.
Encontrei que "eques, equitis" em latim também significa cavaleiro.
No Brasil, principalmente em  Pernambuco, a família Albuquerque é enorme, e também houve a união com vários membros da família Cavalcante. 
Albuquerque descende de nobres portugueses e espanhóis. Esta família está em Pernambuco desde o século XVI. Basta conhecer a história do Estado de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Eram capitanias que viviam sob a  mesma jurisdição.
Também no Novo México existe a cidade Albuquerque, nome dados pelos espanhóis.


20 comentários:

Eduardo Soares de Albuquerque disse...

A INFORMAÇÃO ME AJUDOU BASTANTE. VALEU PELA FORMA DE APRESENTAR A RESPOSTA.

DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. GOSTO DE VOCE!

Rosane Veríssimo disse...

Nossa! Nunca imaginei que tivesse esses significados. Bem interessante!

Alexsandro Albuquerque disse...

Há indícios de que Albuquerque tenha outras origens anteriores a estas citações.

Glau Albuquerque disse...

Interessante

Med Loc disse...

Sou Roberto Neto da Maria Albuquerque gostaria de saber de onde e a família minha avo veio da Itália e ficou muitos anos em Natal Rio Grande do Norte...

Hesther Albuquerque disse...

Não sabia da origem de meu sobrenome....

Anônimo disse...

Adorei saber!
Meu mome é Iasmim Cavalcanti de Albuquerque, como citaram rs

helania albuquerque disse...

Minha família são do estado do Ceará e Rio Grande do Norte uma família grande,
mais não sei a origem

helania albuquerque disse...

Minha família são do estado do Ceará e Rio Grande do Norte uma família grande,
mais não sei a origem

Sebastião Albuquerque disse...

Só dos Albuquerque de iati-penarbuco

Sebastião Albuquerque disse...

Só dos Albuquerque de iati-penarbuco

Isabelle Albuquerque disse...

Sou Isabelle Albuquerque o nome do meu pai é Ary Rosendo Carneiro de Albuquerque de Pernambuco

Itya disse...

Olá pessoal, sou Manoelvanio Albuquerque Segundo. hoje moro em Goiânia, Goiás, mas sou da cidade de Correntina estado da Bahia.
Queridos, estou muito, mas muito mesmo! com urgência precisando saber a origem e se possível minha descendência, só sei que possivelmente serei de origem portuguesa mas não tenho certeza...
Agradeço imensamente a quem puder me ajudar

jv extreem disse...

Adoro meu Sobrenome Hahahahah

jv extreem disse...

Adoro meu Sobrenome Hahahahah

Leonardo Albuquerque disse...

Contudo, a origem é Italiana. Com a expansão do Império Romano que os Albuquerque forma para a Hespania, e se dividiram em Albuquerque e De Albuquerque. Depois foram para a Portugal. Depois para América.

Erik Albuquerque disse...

Engraçado... todos nós somos familiares, tipo somos primos de muitissimo avos, ou sei lá um escancha tio primo neto avô de longe kkk sei la é tao louco isso.. eu gostaria de ter um dia ver a minha arvore geneologica.. acho que isso é dificil de encontrar no google.. mas um dia sei conseguirei reallizar esse sonho louco... kkk Prazer meus parentes sou Erik Albuqerque de PB kkk

Elias Albuquerque disse...

Ola meu no é ELIAS EMILIANO DE ALBUQUERQUE, sou natural de pernambuco mas moro em Sao paulo,herdei esse sobrenome do meu pai.Fiquei muito curioso em saber a origem do meu sobre nome, porque agora em abril no mês de abril 2017 minha esposa foi para Israel, e quando ela estava retornando para o brasil teve um complicação no aeroporto de Israel eles queriam saber porque ela tinha o sobrenome de Albuquerque e o significado e origem, eles não explicaram o porque mas foi uma complicado.

Itya disse...

Ô Elias, esse sobrenome, que por sinal é também o meu... "Albuquerque Segundo" sou do estado da Bahia, e hoje moro em Goiás, é de origem Espano-Portuguesa com raízes árabe. A raiz original mesmo é de muito antigo, data da alta idade media onde se constituiu a palavra com a junção de duas outras. Quais sejam: Albus + Qerkus, se não me engano, que significa "CARVALHO BRANCO". Esse é o motivo do questionamento dos Israelenses, pois eles têm que esse sobrenome ou ate mesmo nome seja de origem inimiga. Tenho uma prima policial federal em Brasilia que me relatou o mesmo problema acontecido com sua esposa, só que o de minha prima foi na GRÉCIA, ela teve que provar que era brasileira que estava ali apenas como turista.

Simples Soluções Assesoria & Consultoria disse...

Ola primos, sou Daniel Albuquerque meu avo é Albuquerque de Pernambuco que quando dividido virou Alagoas tambem hoje tenho primos em quase todos os Estados do Nordeste atualmente moro em São Paulo, também ainda gostaria de traçar a minha arvore mais é meio complexo.