quarta-feira, 30 de julho de 2014

REDAÇÃO: o calo de muita gente


(Foto compartilhada do Google)

Aproximam-se os concursos do ENEM, IFRN, da Marinha... Por que será que a redação ainda assusta muita gente? Porque falar é fácil, difícil é transpor as informações para o papel. E alguns alunos dizem que têm lido muito, no entanto, limitam-se a ler só o que é postado na internet, e de interesse deles. Na verdade, leem sem refletir.

Hoje, 8 (oito) alunos chegaram para mim e disseram: _ Professora, sugira temas de redação para nós fazermos para a senhora corrigir. Eu prontamente atendi. Vamos lá, vejamos alguns: 1) O que os jovens esperam do futuro? 2) Sustentabilidade; 3) Meio ambiente; 3) Segurança Internacional: invasão do espaço aéreo; 4) Crise existencial; 6) Crise familiar; 7) O destino do lixo; 8) Riscos nas redes sociais; 9) O desperdício de água no mundo. Eles cresceram os olhos, achando complicado. Foi quando para amenizar, falei: _ Então falem sobre o uso correto das redes sociais. Vocês saberão falar com mais facilidade, pois dominam bem o assunto. Que nada! Foi a pior sugestão que dei. Há um bloqueio na mente deles, dá um apagão.

Acredito que a maior dificuldade ocorre pelo fato de haver pouca leitura. Eu incentivo a lerem livros de qualidade, a interpretarem e a usarem o dicionário. Porém, querem ir pelo caminho mais fácil: leitura rápida de 5 minutos. Sendo assim, aprendem o quê? No mínimo vão repetir palavras e escrever gírias; nada disso é aceitável na forma padrão. E quando se trata de acentuação gráfica, coesão, coerência, concordância e regência, parece que estamos falando um palavrão para eles.

É necessário esforço para haver um milagre na produção de um bom texto. 



Nenhum comentário: