terça-feira, 29 de março de 2016

QUANDO É PRECISO INTERVIR

Intervenção é uma palavra muito citada em nossos dias. O que é intervir? É interferir, assumir a autoridade, quando se vê que é necessário agir para mudar uma situação.

Quantos vezes agradecemos a alguém que percebeu quando precisávamos de ajuda. O ser humano é orgulhoso por natureza, e até egoísta, centralizador; acha que tudo pode e agrega afazeres, responsabilidade para si, aí chega uma hora que perde o controle da situação. É nesse momento que se deve abordar, porque nós temos um limite, mas estamos sempre nos testando, e às vezes damos cabeçada. Isto serve tanto para nossa vida em particular como em sociedade. 

O idoso precisa de intervenção. Também a criança rebelde, o depressivo, o viciado, a nossa política, a violência, e por aí vai. É quando há urgência de mudar para ficar melhor do que está.

Nós precisamos refletir onde precisamos renovar. Ontem, cuidando de umas plantinhas, vi que precisava retirar uma que estava sendo devorada pela lagarta, antes que as outras também fossem destruídas. 

O que se faz com um tomate podre ou cebola quando começam a cheirar mal em uma geladeira? Joga-se fora. Então, é assim que devemos proceder: jogar fora pensamentos maus, negativos, e buscar uma nova vida. Porém, não achamos que estamos doentes, cansados, e nos esgotamos cada vez mais. É a ocasião de intervir. Quem está fora vê melhor.

Portanto, quem se habilita a intervir por amor? Sim, pois o mundo está precisando de ajudadores e não de aumentar o número dos que tiram vantagem em cima dos outros.

Na vida há os que só pensam, os que executam e os que assistem de braços cruzados. A qual grupo você pertence? 

No dia de hoje faça a diferença na vida de alguém. Intervir é mudar a realidade. Se é para acabar com a Dengue, a Zika, o Chikungunya, vamos intervir também! Há muitas vidas em jogo. Já dizia Saint Exupèry: "Tu te tornas responsável por aquilo que cativas". Eu complemento: se queres o bem, planta-o e colherás em dobro. 

Por mais que alguém se ache autosuficiente, clamará por Deus, pai, mãe, parentes e aderentes. Falou Rui Barbosa: "Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai”. 

Procure ajuda; não se deixe ir para o fundo do poço! Felicidade sua se der tempo de sofrer uma intervenção.



Nenhum comentário: