segunda-feira, 13 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO "NOS SUPORTAMOS"

Há 14 anos, na manhã de 13 de março, eu estava me unindo a uma pessoa. Não era uma união de bens, era de sonhos, de projetos de vida. E se chegamos juntos a comemorar essa temporada, só tenho a agradecer a Deus. Este sim, é o Autor das bênçãos no casamento, pois foi plano dEle unir o homem e a mulher.

Meu esposo costuma usar a expressão "nos suportamos", e eu caí no real significado dessa palavra, que ele fala sem entender a profundidade da mesma. Hoje falei para ele, pois Deus me deu esse entendimento na reflexão ao despertar. A palavra SUPORTAMOS é a junção de SUPORTE e AMOS. Somos um SUPORTe para o outro e nos amAMOS,

O que é amar? É enfrentar chateação, alegria e tristeza de forma recíproca, ou seja, partindo de mim ou dele. O inimigo de Deus e dos homens sabe disso e tenta destruir os relacionamentos, pois entende que se um lar for forte a sociedade também será. Então, sejamos vigilantes. Satanás faz as pessoas acreditarem que há crise dos 7 anos e dos 14, e que se repete a cada 7 anos. O 7 é o número da perfeição para Deus, e como o inimigo não se dá por vencido divulga essa mentalidade, diminuindo o ânimo de muita gente. O falso amigo, sim, é o pai da fantasia, da ilusão e da mentira. No casamento não há máscara. É ou não é. É aceitar o outro ficar careca ou ter cabelo platinado, engordar, emagrecer, mudar com a ação do tempo, e por aí vai.

Como é bom ter uma família! Não é ser apenas par. É um entender o outro: a psicologia masculina e feminina. É respeitar vontade e diferença. É desenvolver a paciência e procurar fortalecer cada vez mais os laços de amizade. 

Há sombras, os problemas surgem diariamente, mas o segredo é o diálogo. Pode faltar emprego, mas isso não é motivo para separação; pelo contrário, é hora de colaborar na casa cuidando do que é nosso, do filho e dos objetos. E isso vai aproximando o casal. 

Outros exemplos poderão ser dados. Alguém se separa por motivo de doença, isso não é correto. Onde está o amor?  Não acumulem problemas. Diz a Bíblia: "não se ponha o sol sob a vossa ira." (Salmo 4:4) É hora de se sentar e conversar, de dizer o que está certo ou errado.

No entanto, além do diálogo entre o casal, a comunhão com Deus se reverte em bênçãos para o lar. Devemos lembrar que estamos nos unindo a uma pessoa que vem com carga genética, em parte desconhecida, e se revela a cada dia de acordo com as circunstâncias da vida.

Se estou falando com alguém que está achando difícil a convivência com uma pessoa de costumes diferentes, de difícil temperamento, eu digo que peça orientação a Deus. É assim que estamos nos suportando. E digo que nossa união ganha mais sentido ao percebermos a força de expressão desse vocábulo. Não é pejorativo, é verdade. "O amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:7)

Desejo que Deus continue visitando meu lar e o seu. Ele é o centro da família. Que nosso coração seja blindado a ponto de enfrentar qualquer tempestade, pois juntos faremos mais por nossa família e pela sociedade. 

Renove sua fé, sua esperança, seu modo de pensar, e dê uma chance ao amor. Este sentimento sobrevive a tudo. Deus é amor. Ele está pronto a fazer um casamento de verdade. Não aquele de muita festa, muita filmagem e de muitos convidados, e sim, o da simplicidade de objetivos comuns, que resista ao tempo e ao "vento". 

Que os ventos da solidariedade, da compreensão, do respeito e do carinho continuem trazendo adubo fértil e fortaleça a semente do amor nas famílias!

Deem um espaço para Deus entrar em seu lar; isto faz a diferença de estarem não apenas reunidos, mas unidos em um só propósito, ser felizes, faça sol ou chuva, pelo simples fato de estarem juntinhos: pai, mãe e filho. E se não houver filhos, virão parentes e aderentes e farão a festa do mesmo jeito, porque isso é projeto de DEUS. A sabedoria vem dEle. Amém!

Nenhum comentário: