terça-feira, 21 de março de 2017

COMENTÁRIO SOBRE O FILME MOANA: UM DOS CONCORRENTES AO OSCAR 2017 NA CATEGORIA ANIMAÇÃO

O filme MOANA - UM MAR DE AVENTURAS - é uma boa indicação para quem gosta de animação, comédia, aventura e musical. Retrata a cultura Polinésia (conjunto de ilhas no sul do Pacífico; região da Oceania), a vida dos moradores de uma dessas ilhas, em um cenário belíssimo, e mostra um cuidado especial com a natureza. Narra sobre Maui, o semideus do fogo e do mar, onde a figura desse herói e da princesa foge aos padrões tradicionais. Apresenta os rituais, a dança, a crença, misturando um pouco de humor com os animais divertidos (porquinho Pua e o galo HeiHei), e  a tradição em divulgar a história contada pelos antigos, no caso, a avó.

Moana Waialiki é filha do chefe da tribo e foi preparada para ser a sucessora do pai. É um filme instigante. Levei para a sala de aula do ensino médio para as aulas de História sobre Mitologia, para a aula de Língua Portuguesa e de Artes. Uma criação da Disney revelando mais um perfil feminino entre tantos outros que já produziu.

Mas, confesso que me preocupei quando uma mãe falou que as crianças dela assistem todos os dias. Percebo bastante mensagem subliminar. É tudo muito sutil à medida que vai passando a mensagem da curiosidade a qual Moana enfrentou para realizar seu sonho de conhecer outra realidade, desobedecendo a ordem do pai e ultrapassando os recifes (ou arrecifes). Ou seja, quis mostrar que devemos correr atrás dos nossos sonhos, mesmo tendo que enfrentar perigos, pois ficam as lições, as experiências de vida. E assim, com coragem, Moana vai quebrando um paradigma, incentivada pela avó, em busca de uma região desconhecida, enfrentando criaturas marinhas.

Maui diz que está preso na ilha há mil anos. Apocalipse 20:2
Lúcifer no brilho das pedras andava. Ezequiel 28:14
Maui foi arremessado do céu. Ezequiel 28:16 e 17
Enquanto Jesus Cristo é o Salvador do mundo, no filme é Maui.
Deus pede o nosso coração; já no enredo de Moana a tentativa é resgatar o coração deTe Fiti, que havia sido roubado por Maui. Tinha que ser o coração?
O paredão de água fazendo a separação de uma parte da terra seca lembra o momento em que Moisés atravessou o Mar Vermelho. Moisés tinha uma vara e um cajado. Maui sem o anzol não tinha poder. Percebam a semelhança do anzol com o cajado (parte superior com formato de gancho).
E quando se refere ao demônio que vive no mar, lembra Apocalipse 12:12, que diz: "Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera."

As tatuagens no corpo de Maui representam as vitórias, e ao mesmo tempo, significam cicatrizes, para mostrar a luta incansável que as pessoas devem ter para alcançar seus objetivos. 

E mais elementos mostram uma intertextualidade com a Bíblia, apesar de ser pura mitologia.

Nenhum comentário: