quinta-feira, 13 de junho de 2013

CONTROLE DO APETITE

           




             Não é fácil olharmos aquele prato saboroso, e sabermos que devemos controlar o apetite para não nos excedermos na quantidade de sal e de açúcar. Durante tantas décadas se falava no Brasil em desnutrição e subnutrição, mas em nossos dias o assunto é obesidade nos adultos e nas crianças. 
         Muitas doenças poderão ser evitadas se perdermos peso, como por exemplo: derrame cerebral, ataque cardíaco, diabete, reumatismo e câncer.
             Alguns escritores ou nutricionistas dizem que "somos aquilo que comemos"; "que não é o peixe que morre pela boca, e sim, o homem"; "que o homem cava a sepultura com os próprios pés", e se observarmos a estatística da saúde da população brasileira, as doenças são consequências do excesso de comida, de refrigerante e de corante. As crianças são bastante atingidas porque a propaganda é uma tentação, e acabam consumindo.
            Espero que o Ministério da Saúde fiscalize mais os produtos industrializados, porque buscamos praticidade devido à correria, e só Deus sabe o que estamos consumindo. Eu sou o tipo de pessoa que fiscalizo o prazo de validade até de uma pastilha, de um bombom etc. Precisamos fiscalizar, pois de vez em quando estoura um escândalo com produtos de marca bastante conhecida. Imagina o que está acontecendo com o que não tomamos conhecimento! O consumidor merece respeito e ser esclarecido acerca dos riscos para a sua saúde. Vamos fazer o que é de nossa competência, até denunciar se for preciso.
              Encerro, lembrando de um versículo bíblico que diz: "os olhos são a lâmpada do corpo". Mateus 6:22. Pecamos por comermos com os olhos, muitas vezes até sem fome, pelo vício. É hora de nos controlarmos, de sermos vigilantes do peso. 
             

Nenhum comentário: