quarta-feira, 12 de junho de 2013

CORAÇÃO APAIXONADO

         


 12 DE JUNHO - DIA DOS NAMORADOS
            Ontem, uma aluna me surpreendeu dizendo: _ Professora, amanhã deveria ser feriado por ser o dia dos namorados. Eu falei que todo dia é dedicado a algum fato ou a alguém, mas não se comemora com folga, senão como ficaria o país ou mundo sem trabalharmos?
          Como surgiu esse dia? Dia em que o comércio vende presentes como cartões, roupas, perfumes, livros, cestas sortidas com lanches, flores, mensagens fonadas, caixa de chocolate, e os casais de namorados ou cônjuges saem para um jantar romântico. Antes se fazia serenata e jantar até à luz de velas. Será que ainda existe? Ou a tecnologia deixou todo esse encanto no esquecimento?
             Conhecemos através da mitologia grega e romana, que na antiguidade era uma homenagem ao deus Juno, considerado o protetor dos casais. Também é considerado Dia de São Valentim, que foi um padre que realizava casamentos escondidos dos pais ou responsáveis, por isso nos Estados Unidos chama-se Valentine's Day.
          E para quem não possui um namorado ou ainda não casou, é só pedir a Deus. Algumas pessoas recorrem à simpatia dessa festa tradicional, fazendo um pedido a Santo Antônio casamenteiro.
             Fica aqui uma dica para leitura e reflexão: a passagem bíblica de 1 Coríntios 13 e o Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes. E para quem está viúvo(a), boas recordações alimentam a saudade.
          Bom, hoje esse dia é especial, mas vamos repetir todos os dias os gestos de carinho, carícia, amor. Abraços e beijos fazem bem à saúde. 


Nenhum comentário: