Sobrenome Jacinto é escrito também na forma Jacintho. Trata-se de uma planta bulbosa que produz flores nas cores azul, rosa, branca e vermelha. Existe como fragrância de perfume.
É também nome de personagem da mitologia grega. Chama-se Flor de Jacinto (Flor de Hyacinthus), porque segundo a mitologia grega, os deuses Apolo (deus da beleza masculina) e Zéfiro (deus do vento) disputavam o amor de Jacinto, apesar deste preferir Apolo. O ciúme de Zéfiro levou a ferir Jacinto no lançamento de dardo, o qual acabou sangrando e o sangue transformou-se em flor.
Existe também uma pedra preciosa chamada Jacinto. Vejamos o texto bíblico Apocalipse 21:19-20.
No Brasil existe no estado de Minas Gerais uma cidade com esse nome.
Existe também uma pedra preciosa chamada Jacinto. Vejamos o texto bíblico Apocalipse 21:19-20.
No Brasil existe no estado de Minas Gerais uma cidade com esse nome.
Cabe, portanto, a cada família que possui tal sobrenome, saber a qual dessas explicações procedem suas raízes, pois conhecerá melhor fazendo uma associação com os relatos dos membros da família.
4 comentários:
Informação inútil
Para você pode ser uma informação inútil, mas pode ter acrescentado dados que alguém desconhecia. Obrigada mesmo assim pelo seu comentário.
Não é fácil afirmar de onde se formou o tronco da família Jacinto que veio para o Brasil, bem como a de outro sobrenome, porque, quando nos reportamos aos períodos da Colônia e do Império, vamos encontrar portugueses e espanhóis fugindo de perseguição religiosa, miscigenados com indígena, francês, holandês, italiano, africano, e conhecemos a história dos reis católicos dessa época que não aceitavam alguns sobrenomes de judeus. Estes se disfarçavam com nomes de plantas e animais. Pode ser uma das explicações. É nome de erva e pedra preciosa.
Postar um comentário