terça-feira, 23 de julho de 2013

STRESS OU ESTRESSE?


estresse1.jpg (360×409)


No Brasil ou em qualquer lugar os sintomas do estresse são os mesmos; o que difere é a forma como esta palavra é escrita. E o que é isso? Cansaço mental, esgotamento físico, músculos contraídos, insônia na hora de relaxar e sonolência na hora de ficar alerta. Mas, não pretendo descrever, e sim, refletir o porquê das pessoas se estressarem, eis algumas razões: cumprir horário, exigir perfeição no que faz, acúmulo de trabalho, trânsito congestionado, desemprego, pouco dinheiro, amar sem ser amado, doença ou morte na família, excesso de responsabilidade, insatisfação, o medo de errar...Não é à-toa que algumas pessoas têm a síndrome da segunda-feira.

Vemos consultórios de psiquiatra, cheios de pacientes em câmera lenta, dopados com remédios de tarja preta. Até faltam vagas, e como se não bastasse, ainda surge o tal de pânico, depressão, e tantos outros. Porém, eu pergunto: onde tudo se processa? De onde partem as preocupações? Do cérebro. Então, vamos controlar a mente, buscar o equilíbrio para não explodirmos. Ter paciência com o que não pode ser mudado por nós. Também um ótimo remédio é procurar rir e pensar positivo, e o mais importante é ocupar a mente.

Eu aprendi o seguinte: quando o solo descansa, a tendência da próxima colheita é ser melhor, daí existir o sistema de rotação de cultura. Acontece o mesmo com a pele e a mente, pois o corpo precisa renovar as defesas, o sistema imunológico se fortalece, e para isso, precisamos do descanso semanal e das férias.

Portanto, se você sentiu que atingiu o limite de sua paciência, descanse, respire fundo, ore, cante e pense no próximo. Não é preciso arrancar os cabelos. Estenda sua mão para Deus. "Enquanto há vida há esperança".


Nenhum comentário: