domingo, 29 de junho de 2014

29 DE JUNHO - DIA DE SÃO PEDRO

Quem foi São Pedro? Um simples pescador que se tornou um grande discípulo de Jesus Cristo. Existe um hino da igreja católica que comenta sobre esse chamado à vocação religiosa, intitulado A Barca, que fala assim: "Tu te abeiraste da praia, não buscaste nem sábio nem rico, somente queres que eu te siga. Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir pronunciaste meu nome, lá na praia eu larguei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar..." Foi desse modo que Pedro deu o sim à missão do evangelismo.

Ele teve o privilégio de desfrutar de momentos maravilhosos ao lado do Mestre. Presenciou curas, milagres, caminhou com Jesus, andou sobre o mar. Era ousado, destemido no falar. Um exemplo disso foi quando ele e Paulo estiveram perante o Sinédrio, dizendo: _ Julgai por vós mesmos se é justo diante de Deus dar ouvidos a vós e não a Deus.

Amava tanto a Jesus que chegou a defendê-lo do guarda(servo do sumo sacerdote) Malco, e na ocasião, Jesus falou: _ Pedro, desembainha a espada, porque quem com a espada fere com a espada será ferido. (Mateus 26:52; Marcos 14: 53 a 72; Lucas 22: 31 a 35 e João 18: 10-11)

Pedro era autoconfiante de que amava Jesus, porém foi advertido de que O negaria. O que eu aprendi com essa história é que quando ele andava com Jesus, era convencido do evangelho, mas não era convertido: Foram palavras de Jesus prevendo que Pedro iria negá-lo: "... e quando te converteres, fortalece teus irmãos. Pedro havia dito: _ Senhor, estou pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte. Jesus continuou: _ Pedro, eu te digo que o galo não cantará hoje antes que tenhas negado três vezes que me conheces. (Mateus 26: 31 a 35) E a profecia se cumpriu, pois quando prenderam Jesus, e ele foi reconhecido por ser discípulo, negou-o. 

No entanto, passada esta fase, Jesus deu nova chance, perguntando: _ Pedro, tu me amas? Ele prontamente confirmou. Em nenhum momento mentiu, Jesus não tinha dúvida disso, mas sabia que com Pedro aconteceria o medo que também ele sentiu, pois o próprio Jesus, angustiado, meditando no Getsêmani, quando se aproximava o momento de ser levado pelos soldados romanos, chegou a dizer sobre si mesmo: _ "O espírito está pronto, mas a carne é fraca".(Mateus 26: 41)

Sou evangélica, não peço nada a São João, São Pedro, São Francisco... não os tenho como intercessores junto a Deus, porém, na data de hoje, dedicada a São Pedro, meditei sobre sua vida e aprendi muito.

Jesus transformou-o em pescador de almas e sua luta foi incansável como missionário. Eu tenho o mesmo desejo de contar a todos sobre as maravilhas feitas por Jesus em nossa vida.

Quando criança, até os 8 anos, eu acreditava literalmente que São Pedro era quem tinha as chaves do Céu, era quem mandava a chuva, aí, foi quando meu pai-avô através da Bíblia tirava minhas dúvidas, e fui aprendendo a admirar esse apóstolo. E quando Pedro estava realmente convertido, foi instrumento nas mãos de Deus para curar, a ponto de levarem pessoas para que, ao passar, a sua sombra se projetasse no enfermo e o curasse. Por isso, gosto do seguinte versículo bíblico com frases mencionadas por Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3: 6)

Algumas cidades litorâneas do Rio Grande do Norte têm este santo como padroeiro, e hoje, fazem procissão marítima para comemorar ou festejam com Regata.

Portanto, como pesquisadora do evangelho de Jesus Cristo, eu não poderia deixar de registrar a importância de uma pessoa que não se achou digna de morrer do mesmo modo que Ele, e foi crucificado em forma de X, de cabeça para baixo.


Nenhum comentário: