domingo, 18 de setembro de 2016

A LUA: FASES E EFEITOS

Para muita gente é pura crendice se preocupar com as fases da lua e seus efeitos no bem-estar de alguém, mas há quem se fundamente e relate experiências pessoais.

Ela influencia as marés, daí se dizer maré alta e baixa. 

A dieta da lua é para quem quer emagrecer consumindo apenas líquido, durante 24 horas, em cada mudança. 

Acredita-se que na lua cheia algumas pessoas alteram o comportamento, tornando-se mais agitadas.

No folclore existe a lenda do lobisomem.

Há quem diga que na lua crescente é melhor para se cortar o cabelo.

Eu só sei que vi a lua saindo por trás de um cajueiro. Assisti a esse esplendor, ali estática, acompanhando o clarão que se tornava cada vez mais forte. Eu estava em um sítio no distrito Mangue Seco, Guamaré-RN: De um lado, a claridade do Pólo Petroquímico; de outro, o pisca-pisca dos aerogeradores, e ela lá no alto, cada vez mais se aproximando.

A lua nova e a crescente influenciam a plantação, principalmente para as plantas aéreas, de folhagem. Isso tem a ver com a atração magnética que a lua exerce em relação ao nosso planeta. Já a fase minguante é mais apropriada para as plantas de raiz profunda.

Ouço também pescadores falando sobre a força da lua sob o mar. As marés mostram bem, não é à toa que existem os redemoinhos. E eu me encanto ao conversar com pescadores sobre a melhor época destinada a cada peixe. 

Devemos, portanto, respeitar a natureza das coisas, seja no nosso corpo, na agricultura e na pesca. Tudo tem seu tempo. Por isso, existe o tempo certo da colheita da manga, do milho, do caju...

Bom, a lua - a dama da noite - já presenciou muitos namoros, já uniu muitos casais. Então, vamos parar um pouco o que estamos fazendo e admirá-la! Arranje um violão, e a festa estará completa. 


Nenhum comentário: