terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A CULTURA DE FOGOS

A pólvora foi invenção chinesa. Utilizada inicialmente como material bélico, depois passou a fazer parte de shows comemorativos, especialmente na forma de fogos. 

No interior de cidades brasileiras eles são bastante usados em festas de padroeiro(a), na saída e retorno de romeiros para o Juazeiro, em festa de político e em reveillon. São utilizados, principalmente, para avisar o início do evento.

A técnica foi se aperfeiçoando e se tornou o show pirotécnico fantástico que se vê em grandes comemorações. Acaba sendo um tipo de linguagem entre a população, porque logo se sabe na comunidade o motivo dos fogos. É então a reunião de vozes, de sentimentos, de desejos que se compartilham

Eu já pedi para uma pessoa acender fogos por mim, porque não tenho coragem de soltar. Fiz em agradecimento a Deus por eu ter concluído um serviço que me deu muito trabalho. Curioso(a) para saber, hein! Foi o encerramento de diários de classe.


Nenhum comentário: