domingo, 20 de novembro de 2016

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A Lei Áurea foi em 1888, mas o que mudou daquele tempo até aquiOs negros puderam estudar, trabalhar, porém, suportaram uma carga pesada na memória acerca do seu passado. Foram cenas vividas de forma individual ou em coletividade, onde por vários séculos foram privados de direitos.

Tiveram que reconquistar a dignidade após tanto tempo de desprezo. Foram torturados, entretanto, não perderam sua energia, sua vontade de enfrentar as armadilhas que a vida lhes preparou.

Poucos se destacaram em se tratando de intelectualidade e financeiramente, pois muitos dos afrodescendentes são os que não concluíram as séries colegiais. É só analisarmos os dados estatísticos dos países que viveram a conjuntura da escravidão negra.Também poucos construíram um patrimônio.

É ou não é uma dívida social com essa gente resistente? Povo massacrado, que por isso já dizia Castro Alves: "Ó mar, por que não apagas  
                                           Co'a esponja de tuas vagas
                                           De teu manto este borrão?..." (Poema O navio negreiro)

Bom seria se pudesse ser apagada essa vergonha nacional... Se não tivesse existido!

Foram tratados como animais, considerados sem alma, tiveram nomes e sobrenomes trocados, mantidos em silêncio, no entanto, a mama África legou ao mundo muitas histórias, pois em cada lugar desse planeta tem herança dela. Em cada casa podemos encontrar raízes de uma cultura hoje invejável, moda, culinária e estilo de vida copiados.

Somos todos iguais nas diferenças, porque não é a cor que distingue felicidade, sucesso, honestidade, respeito, e sim, o caráter. Essa é a consciência que todos devem ter.

Nenhum comentário: