sábado, 26 de novembro de 2016

MORRE EM HAVANA, AOS 90 ANOS, FIDEL CASTRO RUIZ: UM DOS ÍCONES DO COMUNISMO

                 (Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Fidel+Castro+imagens)

Uma nova página é escrita em Cuba, a partir de hoje, com a morte de quem foi ditador, o comandante da revolução cubana, o líder de um regime totalitário o qual esteve à frente por quase meio século. 

Como o mundo recebeu e reagiu a essa notícia divulgada na noite de 25/11/2016, às 22h30min (horário de Cuba) e 01h30min (no Brasil)? A mensagem foi dada pelo irmão dele, Raul Castro, que é quem comanda Cuba desde 2008, quando Fidel foi afastado para tratamento, pois se encontrava debilitado.

E assim tomba o baluarte da era castrista: o homem de roupa verde, botas pretas e charuto. O que isso muda no cenário mundial do ponto de vista histórico? 

Líderes mundiais expressaram condolências através de telegramas, e desse modo se percebe que ele foi amado por uns (tido como guru, mito) e odiado por muitos. Ou seja, sua morte foi reverenciada por uns, enquanto foi comemorada por outros que veem a economia arruinada devido terem passado tanto tempo sob um governo de economia fechada. Também tornou-se figura polêmica, porque não esquecem a tortura e morte de parentes e amigos nessa luta que se deu em nome do poder. 


Nenhum comentário: