domingo, 27 de novembro de 2016

É DE CORTAR CORAÇÃO!

Ouvi muitas vezes minha avó-mãe usar a expressão "é de cortar coração!" quando via alguma cena triste, que ia desde o gemido de um gatinho passando fome longe da mãe até um ato de violência com um animal ou uma pessoa.

Hoje, ao ler uma reportagem que mostrava a foto de um jovem de 17 anos que foi linchado em Macau-RN, pensei na revolta que as pessoas estão vivendo pela falta de segurança, e por isso, não esperam mais pela polícia. Fazem justiça com as próprias mãos.

Sou cristã, sei que na Bíblia está escrito no evangelho de Mateus 24:12, que "o amor esfriará de quase todos" nos últimos dias da história desse mundo, que antecederem à volta de Jesus Cristo. Chegou este tempo. As pessoas estão insensíveis, com a mente cauterizada, agindo por impulso, e assim, mais uma vida se perde para o crime, para as drogas. 

Não me iludo esperando tempo bom. Quem quiser pode me chamar de apocalíptica. Existe outro nome para essa realidade?

Enquanto os idosos comemoram qualidade de vida, por outro lado adolescentes vão embora de forma precoce. Que tristeza! Vemos sinais para todos os lados, principalmente na natureza.

Imagino o clamor da mãe que um dia teve em seus braços "uma criaturinha indefesa", e de uma hora para outra é uma ameaça à sociedade. E ela se pergunta como tantas outras: _Onde foi que errei? O que faltou fazer por ele?

Sabemos que a violência não é de hoje, no entanto, a crueldade tornou-se banal. Saímos de casa, porém não sabemos se voltaremos. 

O ser humano merece uma segunda chance. Diz a reportagem que o jovem já teve entrada na polícia, mas como terá sido a primeira chance? Recuperou-o em quê? Sei que qualquer um de nós também poderia ter sido vítima dele, sem dúvida, mas a população se desespera e age dessa forma, quando ele também foi vítima de um sistema falido que o fez ter um fim terrível, doloroso.

Precisamos ocupar os jovens. Será que se ele tivesse recebido estímulos positivos, outras amizades, outra família, não teria vivido um final feliz? Você pode querer explicar com muitas teorias, entretanto, tudo volta para o velho discurso de que o homem é produto do meio. 

Muitos jovens estão desnorteados, buscando abrigo em pessoas e ambientes fúteis, e aí está o resultado: um caminho sem volta. Só tenho a lamentar e pedir que Deus ilumine o caminho de quem está em trevas. Que outros adolescentes vejam os exemplos e busquem entrar 2017 mudando sua vida para melhor. Procurem grupos de jovens em igrejas e juntem-se a eles ou em casas de recuperação de viciados; ainda dá tempo de escrever uma nova história. 

Leitor, você pode ajudar a um desses adolescentes encontrar uma saída; faça a sua parte. Estou fazendo a minha. Resgate uma vida nesse período de fim de ano, e veja a diferença. Ambos têm a ganhar: você e ele.

Nenhum comentário: