segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SOBRENOME SOALHEIRO




Segundo o minidicionário Aurélio*, a palavra Soalheira significa a luz e o calor mais intensos do sol. Sabedora dessa definição, eu ficava querendo entender o porquê do sobrenome Soalheiro, até que encontrei comentário da escritora Bárbara, possuidora de tal sobrenome, que mostra resultados de suas deduções.**

Em sua pesquisa o termo se refere a alguém que ficava "ocioso", exposto à  luz do sol, falando da vida alheia. Eu prefiro deduzir que se refere a alguém que "trabalhava" exposto ao sol. Eu vejo mais lógica acreditar que está ligado a alguma pessoa que tinha um ofício, uma vez que existem muitos sobrenomes ligados à profissão, como moleiro, ferreiro, poeta, escrivão, baleiro, entre outros. 

E é bom lembrar que existe soalho (ou assoalho) que é um pavimento de madeira; o chão feito por tábuas unidas, que era um costume em Portugal. Também passou a haver pavimentação feita com pedra ou mosaico. Então, vamos imaginar que esta foi mais uma profissão em vez de associar apenas à ociosidade. Esse assunto me faz lembrar de quando morei em Natal, há 30 anos, em uma casa que possuía taco sintecado, belíssimo!  O uso do sinteco deixa a madeira revitalizada, conservada, recuperada.

*   O Dicionário da Língua Portuguesa. 7ª ed. Curitiba, Ed. Positivo, 2008
** educaterra.terra.com.br/educacao/noticias/2006/06/19/001.htm - Terra - Educacao 

Nenhum comentário: