quinta-feira, 12 de setembro de 2013

AS CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS PARA A EDUCAÇÃO

A Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório - de Ensino Fundamental e Médio - em Guamaré/RN, trouxe às ruas no desfile de 7 de Setembro o tema "As Contribuições Freireanas para a Educação" em homenagem ao Cinquentenário de implantação do Método de Alfabetização de Adultos desenvolvido em 40 horas no município de Angicos/RN. 

discurso de Paulo Freire era em torno da ideia de que ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão. Que experiência maravilhosa aquela, que resgatou a autoestima do trabalhador que estava tendo a oportunidade de se alfabetizar, de enxergar o mundo com outro olhar, o da crítica. E mais fantástico ainda era saber que aqueles trabalhadores estavam recuperando uma oportunidade que lhes havia sido negada, que deveriam ter sido alfabetizados quando eram mais jovens, entretanto, precisaram trabalhar para sobreviver, e só em 1963 é que o sonho foi concretizado.

A escola vem trabalhando com os alunos através de documentários sobre Paulo Freire, mostrando a importância desse educador pernambucano que revolucionou a educação com o seu método. Serão realizadas oficinas para confecção de material, e a culminância do Projeto promete muitas surpresas boas, interessantes e edificantes.

É um orgulho para nós brasileiros, especificamente do nordeste, termos esse exemplo extraordinário de pessoa e profissional no mundo das letras, reconhecido internacionalmente. Para ele eu tiro o chapéu.















Nenhum comentário: