segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SOBRENOME VARELA SANTIAGO

O registro mais antigo que tenho conhecimento é o nome do apóstolo de Jesus. Ver Mateus 4:21; Marcos 1:19 e Lucas 5:10.
O nome primitivo era em hebraico era Jacob, variando em latim para Iacobus, em castelhano para Iago, transformando-se em Sant'Iago até assumir a forma Santiago. Depois foram surgindo outros sobrenomes com nomes de Santo, por exemplo: Santana, Sant'Anna... e lugares com nome de Santo. É o caso da capital do Chile. Então, alguém pode receber este sobrenome por ter nascido lá ou em homenagem ao Santo, por ter nascido no dia dele.

(Foto antiga do Hospital Infantil Varela Santiago - Natal/RN)

Varela, Varella. Achei semelhança com os sobrenomes Vara, Varal, Varallo, Varotto, Varejão, Varjal, Varjão. Já postei o sobrenome Vara, que pode significar um bordão ou uma manada de porcos, e os demais são variantes.

Varela e Santiago são sobrenomes comuns em países colonizados por portugueses e espanhóis.

No Rio Grande do Norte, principalmente nos municípios de Ceará-Mirim e João Câmara, foi onde localizei em maior quantidade como famílias tradicionais.

Em Natal, temos o hospital com este nome em homenagem ao Dr. Manuel Varela Santiago Sobrinho.  Foi um médico que colocou uma sala de sua residência à disposição de crianças carentes, para tratamento gratuito de doenças, após ter se especializado em pediatria na Europa. É um hospital filantrópico. Pesquise a biografia dele, conhecerá melhor.

Nenhum comentário: