sábado, 28 de setembro de 2013

EXPRESSÕES REGIONAIS

Eu costumo ouvir expressões regionais, então, resolvi coletar para facilitar a comunicação entre algumas pessoas que desconhecem; ou melhor, ouvem, mas não compreendem. Eu ouvi todas essas ao longo da minha caminhada pelo Rio Grande do Norte, que é de onde eu venho, e é o estado de maior número de pessoas do meu círculo de amizades e de convivência diária. Provavelmente, lembrarei de mais algumas. Assim sendo, postarei quando lembrar, e após ouvir outras que enriquecerão meu repertório.

Quem achar interessante, pode ser um colaborador com a cultura popular; é só comentar e fazer a lista crescer. Vejam:

  1- Dor de dente da gota serena.  
  2- Vá pra caixa bozó.
  3- Vá pra caixa prego.
  4- Vá pra China.
  5- Pronto, agora danou-se.
  6- É um Zé-Mané mesmo.
  7- Filho de uma mãe.
  8- Será o Benedito?!
  9- Fela da mãe.
10- Filho de uma égua.
11- Não estou nem me lixando.
12- Eu sou macaco velho.
13- É tiro e queda.
14- Torou dentro.
15- Aí dentro.
16- É muito caningado.
17- É um lengalenga.
18- Fulano é um frechado.
19- O mundo tá virado dos pés à cabeça.
20- Tá com a bubônica.
21- Tamborete de forró.
22- Arriar o barro.
23- Tirar água do joelho.
24- Quando o inimigo não vem, manda o secretário.
25- É o pulo do gato.
26- Pisar na jaca.
27- É muito arigó.
28- Fulano é um cavalo batizado.
29- Ele é um piolho de cóis.
30- Deixa sentar a poeira.
31- Fulano é um xeleléu.
32- Só sendo um tribufu.
33- É muito brucutu, brocoió.
34- Ela está mocoronga.
35- Tá mareado.
36- Ele é arretado.
37- Tá com a corda toda.
38- Engoliu corda.
39- Deu com os burros n'água.
40- Tá se achando.
41- Vara de dar em doido.
42- Dor de barriga não dá só uma vez.
43- Está com o cão no couro.
44-Fale tim-tim por tim-tim.
45- Foi ele quem xeretou.
46- Meu corpo está pinicando.
47- Estou em tempo de perder os miolos.
48- Eu gosto do preto no branco.
49- Comigo é vapt-vupt.
50- Ela é tico-tico no fubá.
51- Um olho no peixe e outro no gato.
52- Muito cacique para pouco índio.
53- Fazendo das tripas coração.
54- Até provar que mosquito não é elefante.

Nenhum comentário: