sábado, 30 de janeiro de 2016

O IDOSO SÓ QUER SER OBSERVADO; AO SEU LADO PODE TER UM

Tudo se resolve com palavras. Algumas curtas, mas com grande poder. Vejamos: "sim e não". Que força têm ao pronunciarmos! Elas decidem o nosso destino, por isso, devemos tomar cuidado ao usá-las em nosso cotidiano. 

Outras são: "paz, luz, céu, fé, ontem, hoje, amanhã, vai, vem",  enfim, infinitas palavras. Palavras positivas e negativas. Que poder de persuasão! 

E as palavrinhas mágicas nos seguirão por toda a vida. 

Falar das palavras me emociona. Não tenho palavras para terminar.

Palavra fala de saudade, de carinho, de felicidade, de perdão, de esperança, de salvação, de chegada, de partida. 

Palavra afasta e aproxima as pessoas. Estimula ou critica.

Hoje, pude ver uma cena em que uma pessoa de 99 anos, cega, estava ali na minha frente, caladinha. Uma filha dela falou que ela fechou-se para o mundo depois que cegou. É preciso que alguém a desperte. O idoso na maioria das vezes se nos apresenta invisível, por quê? Por culpa nossa se não nos dirigirmos a ele. Diga-lhe uma palavra e ouvirá outra.

Adote um idoso para levar-lhe uma palavra. Isto faz diferença em nossa vida. Falo por experiência. Quanta sabedoria aprendemos com algumas pessoas da melhor idade! Digo "melhor idade" para quem tem quem as ouça. 

Ele ou ela traz em seu corpo as marcas do enfado, no entanto, abre a boca com um sorriso sincero. Custa retribuir? Fazer o quê? Saber compreender seu esquecimento, seu jeito simples de viver, e sentar ao seu lado para cantar, orar e recordar o tempo bom que se foi.                                                     



Nenhum comentário: