segunda-feira, 6 de junho de 2016

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Houve a Semana do Meio Ambiente em Guamaré, e nós professores estivemos envolvidos em projetos nas escolas. Houve gincanas, exposição de trabalhos e palestras. 

Aprendemos muito com os trabalhos em equipe. Eu até encenei com um aluno um texto do cronista Luís Fernando Veríssimo: "Lixo", bem interessante! 

A mensagem passada é que conhecemos as pessoas pelo que elas consomem, e que o lixo particular se torna público no momento que fica exposto. É comunitário. Não dá para ter segredos depois que descartamos em vez de guardarmos.

Mostrei em aula expositiva que o lixo que se produz, diariamente, está diretamente ligado ao consumismo, à moda e à cultura. Também muitas vezes compramos por impulso, assim, no final do dia haja toneladas de lixo nas cidades!

Alertamos para o perigo de se colocar material cortante nas lixeiras, devido o risco dos garis se ferirem. Falamos ainda do cuidado com baterias de celular, orientando entregá-las às lojas de venda. E na sequência, enfatizamos a reciclagem e a coleta seletiva. 

O alunos falaram sobre aterro sanitário, dunas, recursos hídricos, animais domésticos e animais em extinção, chamando a atenção para a importância do homem na preservação do meio ambiente.

Desse modo os professores tentaram despertar nos alunos uma consciência ecológica, uma vez que o planeta precisa de nós e vice-versa. Demos o recado, missão cumprida!

Nenhum comentário: