sábado, 22 de outubro de 2016

MENOPAUSA: COM LICENÇA, SOU MULHER!

Não é necessário ser médico(a) para falar sobre a menopausa; basta ser mulher. Esta é cheia de fases. 

Como já dizia Rita Lee em uma música de muito sucesso na época em que foi lançada:  "mulher é bicho esquisito, todo mês sangra." Depois vem o tempo o qual encerra para sempre.

Para algumas mulheres a menopausa é precoce, iniciando os sintomas a partir de 35 anos e encerrando aos 44, enquanto outras menstruam até 52-54 anos.

Conheça alguns sintomas ou sinais que identifiquem essa fase: o ciclo irregular, a irritação (impaciência), o cansaço nas pernas, as ondas de calor alternando com as de frio, insônia, dores nas articulações, osteoporose, queda de cabelo, diminuição de libido, perda de massa muscular, aumento de peso, ressecamento vaginal, olho seco, dor de cabeça, pouca concentração, falha na memória...

O ciclo menstrual é "um mal necessário". Digo "mal" porque há um certo desconforto com a Tensão Pré-Menstrual-TPM; no entanto, é saúde, uma vez que envolve hormônios.

Não é fácil enfrentar esse período e a transição, pois o organismo de cada mulher reage de forma diferente. Umas não sentem nada, outras até demais. Por isso é importante saber conviver com a menstruação e com a ausência dela.

Eu só sei que o marido ou companheiro precisa entender as modificações pelas quais passa o corpo feminino. Na verdade, a vida está pedindo mais cuidado. É a hora de olhar para ele e fazer exames, principalmente, se a mulher foi/é fumante, alcoólatra, usuária de droga, obesa, diabética ou hipertensa. É bom diminuir a quantidade de sal e açúcar.

Então, mulher, visite um endocrinologista para equilibrar os hormônios, realizar preventivo, ultrassonografia (pélvica, vaginal e mamária). Procure melhorar a autoestima. Não se sinta velha! Sinta-se conhecendo melhor seu corpo, e curta a maturidade de forma bem descontraída, amando seu novo visual.

Cá pra nós, muda muita coisa no corpo. O que era corpo de mocinha, a gravidade não perdoa, e vira corpo de mulher que sangrou por 3, 4 décadas. Meninas menstruam a partir de 10, 11 anos... Já vi mãe levar a filha de 9 anos ao ginecologista para fazer tratamento e adiar a fase da menarca, que é a primeira menstruação.

Bom, se a menstruação traz o mal-humor, é hora de rir, havendo a cessão permanente. Você está livre de cólica - adeus analgésico, absorvente - trabalhe e divirta-se de forma leve.

Você pode se ajudar, ingerindo bastante água e demais líquidos (exceto refrigerante, que é ruim para os ossos). Consuma alimentos à base de soja, frutas, realize exercícios físicos(aeróbica, caminhada, musculação), sem esquecer de estimular a memória. Use suplemento vitamínico sob recomendação médica, E no cuidado com a pele, devido à desidratação, use protetor solar e hidratante. E ainda existe a reposição hormonal. 

Viva, mulher! Viva a mulher!









Nenhum comentário: