sábado, 9 de agosto de 2014

CIGARRO: VENENO MALDITO


                                                (Foto compartilhada do Google)     

Vejo milhares de pessoas sendo destruídas por causa do fumo em suas mais variadas formas. Cada uma incrementada com produtos químicos que dão a sensação de paz e leveza, quando na verdade, o fumante vive uma ilusória sensação de bem-estar. E assim, com o passar dos anos as vítimas do tabagismo vão surgindo.

Muitas vezes, tive a oportunidade de visitar o hospital do Câncer em Natal, e me deparei com pessoas em tratamento. Ali eu visitava sem conhecê-las, simplesmente sendo solidária, tentando levar alegria em conversas rápidas em cada leito.

Dentro e fora do hospital vemos as consequências. Quem fuma sabe o quanto faz mal, no entanto, o vício domina as pessoas a ponto de surgirem muitas explicações tentando convencer o outro de que não é nada prejudicial, porém, são mais de 4.000 (quatro mil substâncias tóxicas) contidas nos cigarros. As pessoas falam assim: o que eu fumo é fraco; só fumo uma carteira por dia... E com o passar do tempo o lucro é comprometimento dos órgãos, por exemplo: o pulmão, a garganta, a próstata e o coração, devido ao acúmulo dessas substâncias nocivas.

O Ministério da Saúde adverte que fumar faz mal à saúde, até publica fotos de pessoas doentes nas embalagens de cigarro, mas ao longo das décadas as novelas, os comerciais incentivavam a propagação do cigarro, e agora vemos claramente os resultados disso tudo. É lamentável vermos as sequelas em nossos parentes, amigos, vizinhos e colegas de trabalho!

Posso não saber seu nome, entretanto, se eu estiver falando com quem nunca fumou, aproveito para dizer que mantenha-se afastado da árvore da tentação, pois é igual à bebida, deve-se evitar o primeiro gole. Devemos, portanto, procurar frequentar ambientes saudáveis e estar em companhia de pessoas boas, positivas, bem intencionadas, que querem o nosso bem.

Não aceito saber que alguém se nega, às vezes, a dar um pão a um mendigo, mas se for para dar uma dose de pinga ou um cigarro a um desses, que talvez o único alimento do dia seja um pão, aí dá. Gente, vamos usar o bom senso.

Por outro lado, se você entrou nessa embarcação furada, pule.Tente apagar essa ideia agora, ainda dá tempo de procurar ajuda! Está triste? Busque a Deus, pois não é o cigarro ou a bebida que lhe deixará tranquilo. E recuperando-se, ajude a salvar outras vidas.








Nenhum comentário: