segunda-feira, 4 de agosto de 2014

COMO ANDA A AUTOESTIMA?


                                             (Imagem compartilhada do Google)

A pessoa que possui baixa autoestima costuma dizer: _ Só podia ser comigo. Logo eu! Eu sou mole mesmo. E se sente inferior aos outros, a pior das criaturas, não acha graça na vida, entra em crise existencial. A tendência é chorar, ficar trancada em um quarto, não querer ver as pessoas. Pensa que ninguém liga para ela, que ninguém sente sua falta. E assim, perde o apetite, não reage. Vai definhando aos poucos.

Ficar isolado e sem se alimentar não resolve. Deve sair para passear, fazer novas amizades, procurar se divertir, afastar todo tipo de pensamento negativo.

Vamos observar as pessoas que estão ao nosso redor. Quem está passando por uma fase depressiva pode se sentir sozinho em meio a uma multidão. Cabe a quem está fora do problema observar e ajudar. Qualquer atitude de atenção é um grande começo para uma nova vida.

Fale a essa pessoa que Deus é bom, que Deus a ama e conta com ela. Dê exemplo de casos de superação. Seja amigo(a) de verdade e não apenas um(a) curioso(a) a mais a querer saber por que o outro está sofrendo.

Eu posso estar falando sobre alguém que perdeu um parente, um amigo, um emprego ou bens materiais. Na verdade, quem tem depressão necessita conviver com as mudanças que a vida proporciona, porque são as tais que mexem com a autoestima.

Mude seu texto, diga: _ Não é que eu sou bom nisso que estou fazendo! Eu sou uma pessoa linda. Deus me trouxe ao mundo e não foi à-toa. Ele precisa de mim.

Olha, Deus se interessa por você. Por maior que seja o problema que você esteja enfrentando, Ele não desiste de você. Converse com Deus, hoje. Não deixe para amanhã; poderá ser tarde!

Arrume-se, ponha a melhor roupa, perfume-se, olhe-se no espelho, sinta-se grande, pense alto, ore, cante, vá passear numa área verde, sinta o cheiro da mata, ouça os passarinhos, faça um lanche, pule, corra, abra os braços para a vida, durma, sonhe, acorde e viva a realidade. O dia é todo seu!

Nenhum comentário: