quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DO JEJUM

Qual o sentido do jejum para as diversas religiões e culturas? Acredito que é o mesmo: alimentar o espírito e desintoxicar o organismo. Quem pode jejuar? Pessoas e animais. É só o dono do bicho isolá-lo, pois ele não tem vontade própria. Um exemplo é o momento pré e pós-operatório.

Podemos jejuar por poucas horas, por 24 horas, por um mês.

Jesus Cristo jejuava. Ele chegou a dizer que "tem casta que só sai com jejum e oração", porque o impossível pertence a Deus, então, é uma espécie de sacrifício, para provarmos a nós mesmos a nossa dependência em relação a Deus e para nos prepararmos espiritualmente. 

O jejum é uma prova de que precisamos nos encher de um poder do alto, para fortalecermos a fé, esperando a atuação do Espírito Santo. Ou seja, porque quando estamos querendo um reavivamento espiritual, precisamos esvaziar o "eu", uma vez que estando farto de comida não se sente necessidade de ingerir mais alimento. O "eu" é substituído pelo mentor espiritual.

Em outras palavras, estamos fazendo uma limpeza no corpo, que é comparado a um templo, seja você do oriente ou do ocidente. Um exemplo é o mês de Ramadã, seguido conforme as práticas religiosas do islamismo.

Existem outros tipos de jejum: a greve de fome (em forma de protesto) e também o vivido por alguém que esteja passando por crise existencial, por depressão; este é perigoso.

Eu já consegui muitas bênçãos através do jejum. É bíblico, está escrito: "nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". Mateus: 4:4

As igrejas têm o dia especial do jejum, mas cada um pode separar o seu dia para orar na intenção de um pedido especial, por considerarem difícil de alcançar.

Não precisa sair espalhando que está jejuando. Faça valer seu momento com Deus. Sabe aquele instante que se diz: "_ Enfim, sós!"? É um esforço que mostra nossa confiança em Deus; dependência e obediência a Ele, diminuindo o "eu". Portanto, desfrute da grandeza do jejum com equilíbrio sem comprometer a saúde. Repouse na fé e aguarde.












Nenhum comentário: