quarta-feira, 7 de setembro de 2016

EU SOU A FAVOR DO DESFILE CÍVICO, E VOCÊ?

Eu sou a favor de desfile cívico, pois mesmo que digam que é herança militar, fruto da ditadura que deixou uma imagem negativa com a repressão, os alunos aprendem a amar e a respeitar a pátria, uma vez que aprendem o hino nacional e tantos outros rótulos que nos identificam como nação. 

Hoje, não querem obedecer aos mandamentos de Deus, aos pais, às leis do país, aí tudo vira baderna. Quem não ama a Deus, à pátria e à família não tem como amar escola, vizinho, esposa, esposo, amigos, colegas de trabalho e filhos. Então, será mais fácil de criarmos baderneiros e irreverentes.

Para sermos civilizados necessitamos de regras, princípios, normas; caso contrário, gera uma desordem, uma bagunça. Não me diga que não é assim; afinal, a democracia nos dá a liberdade de opinarmos, mas até para expressarmos nossa opinião existe um limite, uma censura, porque se o direito do outro começa quando termina o meu, isso é ordem.

Quando cursei o ensino médio existia uma disciplina chamada Educação Moral e Cívica-EMC, depois na Universidade a disciplina era Estudo dos Problemas Brasileiros-EPB. Hoje, temos os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs, entre os quais trabalhei em sala de aula o tema Cidadania, com os subtemas: Ordem na Sociedade, Patriotismo, Inclusão, Direitos e Deveres, Diversidade Cultural... O Respeito estava inserido no contexto. Na ocasião,  também coloquei em discussão a Xenofobia.

Nenhum comentário: