quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SOBRENOME CURIE

Curie - relacionado à Cúria.

Cúria - em português são entidades eclesiásticas; é conjunto de igrejas católicas que são coordenadas por uma diocese, pelo bispo.

A cura é a libertação da doença.

Sobrenomes variantes de "Curie" em francês, árabe e hebraico: Couri, Cura, Curi, Curier, Curiel, Curio, Currier, Cury, Khouri, Kure, Cohen e Kohen. 

Daí surgiu o termo curioso, que éra/é dirigido a uma pessoa parteira, pois possuía/possui a habilidade de fazer parto sem ter uma formação técnica ou superior. 

Lembro bem do meu avô Manoel Lucas, que hoje é o nome do hospital municipal de Guamaré-RN, por ter sido um autodidata, parteiro, e assistia a população em sua casa. Tratava os doentes com produtos naturais da homeopatia e receitava também da alopatia.

Os monges, padres ou sacerdotes eram pessoas que tinham acesso ao escritos antigos, por terem uma vida regalada, sossegada. Nos mosteiros ou conventos, liam, traduziam, questionavam, reescreviam. Buscavam o conhecimento através da teologia. Depois vieram os pastores fazendo o mesmo. 

E porque curavam com oração, que é um tratamento espiritual, o termo cura, que vem desde os tempos bíblicos, foi ampliando, passando a existir os(as) curandeiros(as).

Existem também os sobrenomes "Curioso, Sacerdote, Sacerdoti, Padre e Pastor".








Nenhum comentário: