domingo, 11 de setembro de 2016

PRECISO ME ENCONTRAR (TEXTO DE CANDEIA/GÊNERO MUSICAL: SAMBA)

Deixe-me ir, preciso andar
vou por aí a procurar
rir pra não chorar
quero assistir
ao sol nascer
ver as águas
dos rios correr
ouvir os pássaros cantar
eu quero nascer,
quero viver
Se alguém
por mim perguntar
diga que eu
só vou voltar
quando eu me encontrar

CANDEIA. Preciso me encontrar. Intérprete: Marisa Monte. In: Marisa Monte (MM). Rio de Janeiro: EMI, 1989. 1 CD. Faixa 5. In: p. 269.Língua Portuguesa, 3º ano: ensino médio/obra coletiva. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. (Coleção ser protagonista; 3 - Manual do Professor).

__________________________________
Comentário do blog:
Postei esse texto porque o contato com a natureza é ideal para quem está querendo ficar a sós e se encontrar, e também por estarmos desenvolvendo um projeto sobre a importância do sol para muitas culturas. Na minha disciplina, Língua Portuguesa, sugeri que o tema fosse o "Sol como fonte de inspiração na arte literária". Então, estou levando para a sala de aula, textos que se referem ao sol. Por exemplo: poemas/poesias e músicas.

Eis o título de algumas músicas: 
Aquarela (Toquinho); 
Pacato cidadão (Skank); 
A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho); 
O dia em que o sol declarou seu amor pela terra (Jorge Ben Jor); 
Fogo e paixão (Wando);
O sol nascerá (Cartola);
O sol (Jota Quest)

A letra da música "Preciso me Encontrar" foi composta por Candeia e gravada por Cartola em 1976; depois regravada por Ney Matogrosso, Marisa Monte, Beth Carvalho e outros.

Com certeza, relacionarei mais depois. Podem citar alguma música ou mesmo conto, crônica.

Também haverá exposição de fotografias tiradas do sol nascente e poente.


A Bíblia tem 46 versículos se referindo ao sol. Um deles é: "Deus é sol e escudo." Salmo 84:11

Nenhum comentário: