quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A SAÚDE DO PROFESSOR E A APOSENTADORIA


Sou professora. Convivo com profissionais da área há décadas. O que colhemos ao longo de nossa trajetória? Rouquidão; varizes (muito tempo em pé); insônia e estresse (não relaxamos, pois trazemos problemas para casa); infecção urinária (prendemos a urina); tendinite, bursite, infarto, AVC, e calor ou frio na sala de aula causam alergia, entre outros sintomas.

O que poderemos fazer em sala de aula se for prolongado o tempo de nossa aposentadoria? O salário será para pagar o plano de saúde e remédio, ou optar se for o caso, porque temos outros compromissos.

Professor age como psicólogo: aconselha e acalma os alunos, mas o barulho da sala de aula mexe com a nossa paciência, o sistema nervoso vai ficando abalado. Dá para ter qualidade de vida desse jeito?

Queremos apoio da sociedade para enxergar a saúde do professor. Que os pais dos alunos reajam e reconheçam nosso trabalho, disciplinando os filhos. Que estes respeitem mais o professor por amor e não por medo de apanhar quando voltar da escola, após as famosas e rotineiras reclamações da coordenação pedagógica. 

O salário de uma aposentadoria não faz voltar o nosso vigor, mas pode nos dar um momento de lazer se sobrar dinheiro para tal. 

Não venham me dizer que é o salário dos docentes que onera os cofres públicos ou privados, pois qual é o salário de um juiz, de um senador e de um deputado? Quem paga essa conta?

Há gastos maiores com coisas que o vento leva e não deixa frutos, enquanto o saber se eterniza.

Eu amo ser professora, porém, nem só de amor vive a humanidade, porque o maior mestre, Jesus Cristo, não foi compreendido por todos os discípulos, pelo contrário, foi odiado por alguns. O que me conforta é saber que quem foi fiel a Ele multiplicou seus ensinamentos, e por isso estamos insistindo para salvar vidas, pois a educação liberta da ignorância, "que é a mãe de todos os vícios". 

Quem trabalha merece salário digno, pago em dia, e não migalhas. 

O governo do Estado do RN está pagando com atraso; isso mexe até com a saúde de quem é hipertenso. Imagine quem é aposentado, que já pesa ser visto como inútil pelos governantes, por ser inativo. Esquecem que essas pessoas já deram a sua contribuição ao governo. 

Professor é gente; educação deve ser prioridade de qualquer governo.

Essa realidade tem que mudar para melhor!

Desculpe o desabafo!







Um comentário:

Um garoto sozinho disse...

triste realidade que os professores passam aqui no brasil, mas pense pelo lado bom voçe esta levando conhecimento para uma pessoa que no futuro vai usa todo esse conhecimento para se torna uma pessoa melhor para o mundo e quem sabe o seu talento dentro de sala de aula não expire ele a se torna um professor.