sábado, 19 de outubro de 2013

GRANDE VINÍCIUS DE MORAES(*19/10/1913; +09/09/1980)


Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu e faleceu no Rio de Janeiro. Foi Diplomata, compositor, cronista, consagrado pelo soneto de fidelidade, por suas paixões pelas mulheres; escreveu também poemas infantis e sonetos sobre a amizade. Casado várias vezes, teve 5 filhos. Fez parceria em música com Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim), Toquinho, Chico Buarque, entre outros. Vejamos um de seus sonetos:

Soneto do amigo


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.


É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.


Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.


O amigo: um ser que a vida não explica

Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica


Ele que se encantou ao ver passar a Garota de Ipanema e a descreveu em música, dizendo: _ Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça! Será sempre lembrado até pelas feias.




Nenhum comentário: