sábado, 5 de outubro de 2013

VOCÊ É DE LUA?


Li um texto - As luas de Luísa - que me fez lembrar uma pessoa bipolar. É o seguinte:

            A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu. Era quando a mãe chegava e dizia: "Pare com isso, amanhã você tem que acordar cedo". O que já era o suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse  momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas: "Luísa, você é de lua". E fechava a janela.(...)

     FRATE, Diléa. Histórias para acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. p.72. In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi.1ed. São Paulo: Ática, 2012. 6º ano. p.115.

_____________________________________________________
Hoje, compreendo melhor uma pessoa estranha, que um dia chega sorridente, abraçando todos que encontra no corredor do trabalho, na rua, outro dia nos desconhece, vem de cara fechada. Para mim, essa pessoa é de lua, de veneta. Eu conheço pessoas assim, que têm uma máscara para cada dia. Vamos ter paciência com esse tipo de pessoa, porque existem muitas por aí nessa condição, e acabamos chamando de mal amadas. Elas oscilam entre bom e mau humor, mas vamos respeitá-las. Cada um sabe como vai levando a vida ou como vai sendo levado. Vamos acolhê-las em vez de rejeitá-las.

2 comentários:

Anônimo disse...

Transtorno bipolar é algo sério que merece atenção médica. Estas pessoas sofrem por serem assim e pela falta de compreensão de que quem está por perto. Não devemos rotulá-las, mas certamente não é fácil conviver com pessoas assim.
à vezes me pergunto se cada um de nós não tem "um pouco" disso... tomara que não seja em demasia, kkkkk

Samara disse...

Gostei do comentário. É mesmo uma doença. Eu já amadurecei a ponto de saber quando uma pessoa não fala com outra por ser orgulhosa e quando é alteração do humor. E de três que conheço, são pessoas prestativas, trabalhadoras, mas parecem invejosas, e sei que não é culpa delas.